Zuckerberg diz que seu 'mordomo digital' já até prepara café da manhã

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Mark Zuckerberg parece realmente disposto a investir na área de automação residencial com a criação de um "mordomo" digital com base na inteligência artificial. Esse, como o próprio CEO do Facebook define, é o seu principal desafio pessoal para 2016.

Pouco se ouviu falar do projeto nos primeiros sete meses do ano, mas, em entrevista ao "The Verge", Zuckerberg revelou que o projeto já está dando frutos - e prometeu revelá-lo em breve.

Segundo ele, o mordomo digital já está no controle de sua casa e é até capaz de preparar o seu café da manhã todos os dias. "Ele pode controlar as luzes, a temperatura, as portas. Pode até me fazer torradas."

O sistema, como explica o CEO do Facebook, está ligado à sua torradeira. "Na parte da manhã ou estou respondendo e-mails, em uma corrida ou em encontros que começam em momentos diferentes. Construí toda essa coisa para descobrir onde estou - Eu estou fora? Estou em uma corrida? - Qual é o momento certo para me fazer torradas e depois me informar?".

Zuckerberg disse estar usando muitas das ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pelo Facebook, mas que pretende incluir ainda no "mordomo digital" a tecnologia de reconhecimento facial e até mesmo recursos de chatbot [programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas].

A ideia é que o assistente possa reconhecer os amigos de Zuckerberg quando tocarem a campainha.

O anúncio do projeto foi revelado por Zukerberg em um post publicado em sua página no Facebook em janeiro. "Você pode pensar nisso como se fosse o J.A.R.V.I.S em Homem de Ferro", escreveu ele, referindo-se a leal mordomo dos Vingadores que aparece nos livros e filmes de quadrinhos da Marvel. (*Com informações do tabloide britânico "Daily Mail")

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos