Topo

Edward Snowden cria capa para iPhone capaz de detectar espiões

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/07/2016 16h36

Mesmo exilado na Rússia, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden parece continuar se preocupando com a privacidade digital. Não a toa ele decidiu investir seu tempo na criação de uma capa para iPhone capaz de detectar possíveis espiões.

Não se trata de uma capinha qualquer. A invenção foi desenvolvida para monitorar os transmissores de rádio do smartphone e emitir alertas quando há o envio de comunicações de forma não autorizada nos momentos em que o smartphone aparentemente está desligado. O processo tende a evitar que conversas privadas sejam espionadas.

O produto, que ainda está em fase de desenvolvimento, exige o uso de um iPhone modificado cuja antena se conecta diretamente ao acessório. Essa conexão é feita através da entrada para cartões SIM, que é movida para uma área externa ao aparelho.

Snowden tem contado com a colaboração do hacker Andrew "Bunnie" Huang, que ficou conhecido por fazer a engenharia reversa do primeiro Xbox e por descobrir vulnerabilidades em cartões micro SD.

Como explica Snowden, a proteção se faz necessária porque o modo avião e o uso de aparelhos em uma gaiola de Faraday não são suficientes para lidar com os métodos de espionagem utilizados por agências governamentais.

Ele acredita que a capinha seria especialmente útil para jornalistas que viajam para lugares em que suas comunicações podem estar sendo acompanhadas de perto pelo governo local.