Edward Snowden cria capa para iPhone capaz de detectar espiões

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

Mesmo exilado na Rússia, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden parece continuar se preocupando com a privacidade digital. Não a toa ele decidiu investir seu tempo na criação de uma capa para iPhone capaz de detectar possíveis espiões.  

Não se trata de uma capinha qualquer. A invenção foi desenvolvida para monitorar os transmissores de rádio do smartphone e emitir alertas quando há o envio de comunicações de forma não autorizada nos momentos em que o smartphone aparentemente está desligado. O processo tende a evitar que conversas privadas sejam espionadas.

O produto, que ainda está em fase de desenvolvimento, exige o uso de um iPhone modificado cuja antena se conecta diretamente ao acessório. Essa conexão é feita através da entrada para cartões SIM, que é movida para uma área externa ao aparelho.

Snowden tem contado com a colaboração do hacker Andrew "Bunnie" Huang, que ficou conhecido por fazer a engenharia reversa do primeiro Xbox e por descobrir vulnerabilidades em cartões micro SD.

Como explica Snowden, a proteção se faz necessária porque o modo avião e o uso de aparelhos em uma gaiola de Faraday não são suficientes para lidar com os métodos de espionagem utilizados por agências governamentais.

Ele acredita que a capinha seria especialmente útil para jornalistas que viajam para lugares em que suas comunicações podem estar sendo acompanhadas de perto pelo governo local. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos