Vivo tem melhor conexão 4G do Brasil, diz relatório

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

A Vivo é a operadora de telefonia móvel com a melhor conexão 4G do Brasil, segundo relatório da OpenSignal, empresa que analisa a qualidade das operadoras móveis em todo o mundo. O relatório mais recente da empresa aponta que a Vivo alcançou velocidades de download de 18,6 Mbps (megabits por segundo).

O índice é mais de 50% melhor do que os da Claro (11,6 Mbps) e da Oi (11,4 Mbps), além de ser o dobro do da TIM, última colocada com 8,0 Mbps. O período de amostra foi de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2016.

A medição é realizada com o app da Open Signal para dispositivos móveis. Ele executa testes continuamente para medir a experiência de internet móvel dos usuários. Ao todo, mais de 45 mil deles forneceram os dados para esse relatório.

A proximidade com os Jogos Olímpicos fez o Rio de Janeiro ganhar um empurrãozinho das operadoras. "Com exceção da Oi, todos os operadores tinham consideravelmente maior disponibilidade 4G no Rio do que em todo o país", diz o texto. Quatro em cada cinco operadoras ultrapassaram a marca de 60% de tempo disponíveis, enquanto a Nextel teve uma conexão 4G próximo de 80% do tempo".

Embora a Vivo tenha se destacado, suas marcas permaneceram lentas em comparação com as tendências regionais e internacionais, segundo a empresa.

Outros dados

Na medição da velocidade do 3G apenas, a Vivo também ganha com 2,43 Mbps, seguida da Claro, com 2,36 Mbps; TIM, com 2,24 Mbps; Oi, com 1,64 Mbps; e Nextel, na lanterna com 1,11 Mbps.

O quesito velocidade de download mostra a velocidade média de download experimentada por um usuário em todas as redes das operadoras e que leva em conta não apenas as velocidades do 3G e LTE, mas também a disponibilidade de cada tecnologia de rede. Aqui a Vivo também vence (5,75 Mbps), seguida de Claro (4,65 Mbps), TIM (3,53 Mbps) e Oi (3,19 Mbps).

Porém, na latência --experiência de atraso de dados, medida em milissegundos-- a Vivo é a pior, com 103,85 ms, pois quanto maior o tempo, maior o atraso nos dados recebidos. Foi seguida da Claro, com 82,51 ms; Oi, com 54,77 ms; e TIM, com 74,07 ms.

Mais velocidade com 4,5G e 5G

No final de 2015, a Claro deu início aos testes para ampliar a velocidade e a abrangência da internet móvel. A tecnologia denominada 4,5G, segundo a operadora, é em média 45% mais rápida do que a 4G. O projeto piloto foi desenvolvido em Rio Verde (GO), mas só deve chegar ao consumidor final em 2016.

Enquanto a rede 4G possibilita uma conexão de até 100 Mbps, a 4,5G pode chegar a 300 Mbps. O UOL mediu a velocidade da nova tecnologia com o app SimetMobile, que chegou a alcançar 166 Mbps para download. "Temos que considerar que a rede está fora de uso, por isso os altos índices alcançados. Mas, diante da demanda o número será um pouco menor", ponderou André Sarcinelli, diretor de Engenharia da Claro, na época.

Já a capacidade de download em um smartphone conectado à rede 4G da Vivo, por exemplo, chegou a 45 Mbps. Média superior à alcançada em uma rede 4G da TIM, que foi de cerca de 10 Mbps. A Claro afirma que pretende colocar a rede 4,5G à disposição do consumidor ainda em 2016.

Empresas de telecomunicações e tecnologia já desenvolvem em fase avançada a quinta geração da internet móvel, também conhecida como 5G. Atualmente, as melhores conexões 4G LTE do mundo atingem velocidades de 1 gigabit por segundo em condições ideai. Enquanto isso, o 5G deve atingir velocidades entre 10 e 50 gigabits por segundo. Sua implantação é estimada para meados de 2020.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos