Veja o que já se sabe sobre o novo Samsung Galaxy Note

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Um novo Samsung Galaxy Note será lançado nesta terça-feira (2), em um evento a ser realizado nos Estados Unidos, a partir das 12h (horário de Brasília).

Embora a empresa sul-coreana tenha mantido o sigilo sobre as novidades de sua linha de phablets [smartphones com telas grandes], sites especializados, assim como o jornalista Evan Blass --que tem fama de se antecipar aos anúncios oficiais das fabricantes--, têm divulgado diversas informações com as funções que os novos aparelhos devem conter. Não dá para garantir que as expectativas estejam 100% certas, mas, historicamente, essas fontes costumam acertar.

1. Note 6 ou Note 7
Se fosse seguir a sequência de lançamentos, o novo aparelho da linha deveria se chamar Note 6. Mas, ao que tudo indica, a Samsung parece ter resolvido dar um pequeno salto e batizar o lançamento de Note 7. Acredita-se que a ideia da Samsung é alinhar a linha de smartphones de produtividade com os números da linha "S". Em 2015, foram lançados o S6 e o Note 5. Neste ano, seriam a vez do S7 --já lançado-- e do Note 7.

2. Leitor de íris
Essa é uma das principais promessas do Note 7, que possivelmente será capaz de desbloquear o aparelho pelo reconhecimento da íris do usuário com a utilização de raio infravermelho. Segundo rumores, a tecnologia só vai funcionar caso o aparelho esteja a uma distância de 25 cm a 30 cm do rosto. Óculos também podem dificultar o reconhecimento.

3. Tela maior
A nova versão do top de linha da Samsung pode ganhar 0,1 polegada a mais na tela, que, possivelmente, será de 5,8 polegadas.

4. Muito mais memória RAM
Os rumores dizem que o aparelho terá 6 GB de memória RAM --responsável por armazenar dados temporários para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. Um excelente recurso para os usuários multitarefas e que precisam usar várias aplicações simultaneamente. Vale lembrar que o modelo anterior --que já é bastante rápido-- tem 4 GB de RAM. 

5. Novo padrão de cartão de memória
Diferentemente da versão anterior, o Note 7 deve voltar a aceitar cartão de memória, mas não os convencionais. A expectativa é que o aparelho seja compatível aos cartões UFS, que são muito mais rápidos que o microSD tanto no desempenho em leituras como na gravação de dados.

6. Sem muitas novidades nas câmeras
Parece que a Samsung não investiu muito nas câmeras do Note 7, pelo menos no que diz respeito aos megapixels dos sensores. Acredita-se que pode haver até um retrocesso. Enquanto a versão anterior tem 16 MP (principal) e 5 MP (frontal), a expectativa é que a nova tenha 12 MP e 5 MP, respectivamente. Vale lembrar que os megapixels não estão relacionados diretamente à qualidade das fotos, mas sim à capacidade de ampliação. Mas a câmera frontal deve contar com maior abertura e flash LED (o que pode ser uma boa para amantes de selfies). 

Agora resta esperar pelo anúncio oficial para ver se os rumores se confirmam.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos