Topo

Veja as novidades da atualização do Windows 10

Tela principal do Windows 10 - Reprodução
Tela principal do Windows 10 Imagem: Reprodução

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

02/08/2016 06h00

Em comemoração ao primeiro aniversário do Windows 10, a Microsoft lançou uma nova atualização de seu sistema operacional, que será liberada gradativamente aos usuários a partir desta terça-feira (2).

  • 49606
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2016/08/01/voce-ja-usa-o-windows-10-normalmente.js

O download será gratuito para todos os usuários que tenham a versão original do Windows 10. Caso contrário, o software já com as mudanças custa de R$ 469,99 (versão Home) a R$ 809,99 (versão Pro).

"Acreditamos que o processo de atualização de todos os milhares de dispositivos com o Windows 10 deva demorar mais de um mês", diz Gustavo Lang, diretor da divisão Windows da Microsoft Brasil. Segundo ele, esta é a segunda atualização do sistema operacional desde o seu lançamento. A primeira delas foi a grande atualização de novembro, liberada em 2015.

Veja abaixo as seis principais mudanças:

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/cortana-no-windows-10-1470074249403.vm')

1. Cortana em português

Finalmente, a assistente pessoal da Microsoft aprendeu o português e será disponibilizada aos usuários brasileiros da nova versão do Windows 10. Até então, apenas quem sabia falar inglês e usava a versão do sistema operacional no idioma conseguia usufruir da Cortana. 

Além de auxiliar em buscas sobre o tempo, voos, campeonatos de futebol --tudo com base em informações do buscador Bing--, a assistente pessoal também pode auxiliar em atividades feitas dentro do próprio sistema operacional, como a marcação de compromissos na agenda, a busca por documentos perdidos e a abertura de aplicações. 

Ela também tem bastante senso de humor e, assim como a maioria dos brasileiros, é louca por novelas e futebol. Pergunte a idade dela, quem é o seu pai e se ela gosta de você, que poderá se surpreender com as respostas. A assistente pessoal da Microsoft é capaz inclusive de cantar para você.

Basta dizer "Ei, Cortana", que ela estará pronta para ajudar. Mas, assim como a maioria das assistentes pessoais, a Cortana depende do acesso à internet para realizar a maioria de suas funções e  falha em algumas delas. O barulho também pode atrapalhar na compreensão dos pedidos feitos.

Claro, que ela ainda é um bebê perto da Siri (iOS) e até da assistente pessoal do Google, o Google Now. Ainda não consegue entender que "pra" e "para" são as mesmas palavras. Mas ainda assim, segundo a Microsoft, possui mais de 1.200 respostas ativas. "As regionalizações da língua portuguesa serão aprendidas de acordo com o seu uso", afirma Lang.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/windows-ink-1470074195655.vm')

2. Windows Ink

O Windows Ink é a mais nova aposta da Microsoft em uma tentativa de tornar a computação cada vez mais natural. A ferramenta possibilita que o usuário escreva na tela do dispositivo como se fosse no papel para criar anotações, lembretes ou desenhos. "Não são simples anotações, elas possuem uma inteligência e uma sincronia com a Cortana, bem como com a internet", ressalta Lang.

Ao criar uma anotação com um horário ou uma data, por exemplo, a Cortana reconhece a escrita e pode sugerir um lembrete na agenda. Caso a marcação se refira ao número de um voo, ao clicar é possível identificar todas as informações referentes a ele. Você pode ainda usar o Microsoft Ink para fazer checklists e ir excluindo da lista os itens já feitos com um simples risco sobre a palavra.

Para quem gosta de desenhar, a grande novidade é a existência de uma régua digital, que pode facilitar os traços. Há ainda a opção de tirar prints dos mais variados conteúdos, transformá-los em imagens, além de fazer anotações sobre elas e compartilhá-las.

A plataforma é integrada tanto ao Microsoft Office como a diversos outros aplicativos, o que amplia ainda mais suas funcionalidades. Com o FluidMath, por exemplo, basta escrever qualquer fórmula --desde as mais simples, como 2 + 2, até as mais complexas-- que ele apresenta o resultado.

O recurso é bastante interessante; pena que só funciona nos dispositivos que possuem suporte a caneta digital, o que ainda é bastante restrito no mercado brasileiro.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/windows-hello-1470074801239.vm')

3. Segurança reforçada

Mesmo já sendo considerado o sistema operacional da Microsoft mais seguro, o Windows 10 ganhou novos reforços de segurança em sua nova atualização, segundo Lang. "Um processo que se inicia com a proteção do dispositivo --a partir do Windows Hello [ferramenta de autenticação biométrica]-- e termina com a identificação e o reparo de possíveis ataques --a partir do Windows Defender", explica ele, que ressalta a preocupação da empresa de criar um sistema capaz de atuar tanto no pré como no pós-ataque.

Ainda assim o diretor diz ser ingenuidade acreditar que o sistema de segurança seja 100% seguro. "Ele é bastante eficiente, mas não está imune às novas pragas, que são criadas em uma velocidade incrível. Nada impede que o usuário queira buscar soluções complementares de segurança", disse Lang, quando questionado se o sistema dispensaria o uso dos tradicionais programas de antivírus.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/novo-menu-iniciar-do-windows-10-1470075711993.vm')

4. Menu Iniciar de cara nova

As mudanças no Menu Iniciar são sutis, mas, como apontou Lang, visaram atender aos pedidos dos próprios usuários. A partir de agora, serão destacados os aplicativos mais recentes, seguidos dos aplicativos mais usados e, por fim, a lista completa das aplicações em ordem alfabética.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/tela-do-navegador-microsoft-edge-da-microsoft-que-vai-substituir-o-ie-no-windows-10-1470074868278.vm')

5. Microsoft Edge mais leve e com suporte a extensões

O Microsoft Edge --navegador que veio substituir o Internet Explorer-- passa a partir da nova atualização a suportar extensões e ganhar mais espaço na concorrência com o Google Chrome. O navegador da Microsoft, segundo Lang, também teve um ganho na otimização de consumo da bateria de dispositivos móveis (como laptop, smartphone e tablet).

Um consumo que, segundo teste realizados pela empresa, é de 17% a 70% mais eficiente do que de navegadores concorrentes.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/xbox-one-destaque-medio-1470075801934.vm')

6. Play AnyWhere

A nova atualização também vai beneficiar os usuários de Xbox, que vão ganhar o recurso "Play AnyWhere". Ele possibilitará que os games comprados sejam jogados tanto no Xbox One quanto em seu PC. E o melhor de tudo é que os progressos são salvos e visíveis em ambos os dispositivos.