Dicas de Tecnologia

Aprenda a tirar anúncios do Facebook sem aplicativos antipropaganda

Do uOL, em São Paulo

  • Michael Falco/The New York Times

    Funcionária do Facebook anota impressões em reunião no escritório da companhia, em Nova York

    Funcionária do Facebook anota impressões em reunião no escritório da companhia, em Nova York

O Facebook está em uma batalha contra os bloqueadores de anúncios. Basicamente a rede social está ajustando seu feed de notícias para que programas como o Adblock Plus não consigam mais bloquear propagandas que ficam no feed e na coluna direita do Facebook.

No anúncio mais recente, do dia 9 de agosto, o Facebook deixa clara sua posição antibloqueadores. Para a equipe da rede social, os anúncios "são conteúdos que fazem parte da experiência das pessoas e quando são relevantes e bem feitos, podem ser úteis".

A equipe do AdBlock Plus, um dos programas mais usados, está disposta a continuar nesse "jogo de gato e rato". "É bem possível que o Facebook escreva algum código que faça nosso filtro ficar inútil a qualquer momento. Se isso acontecer, a comunidade de bloqueio de anúncios provavelmente vai encontrar outra solução, e então o Facebook vai contornar novamente, etc."

Mas em meio a esse assunto, pouca gente se deu conta que as mudanças no Facebook também incluem mais ferramentas para o usuário gerenciar suas preferências na publicidade sem precisar dos tais "ad blockers". Diz o Facebook: "Quem não quiser ver anúncios sobre determinado interesse, como viagens ou gatos, poderá remover o interesse das preferências de anúncios com alguns cliques".

Veja abaixo quais são as atuais ferramentas que o Facebook disponibiliza para quem quer ver menos propaganda sem instalar os tais bloqueadores. Mas lembre-se de uma coisa: por mais que você edite, não conseguirá limpar completamente a propaganda. "Anúncios ajudam a manter o Facebook gratuito e nós nos esforçamos para mostrar só os anúncios que são relevantes e interessantes para você", justifica a rede social.

 

Gerencie suas preferências de anúncios

Reprodução
Clique no ícone drop-down (seta para baixo) no canto superior direito da página principal do Facebook; no menu, clique em "Settings" (Configurações)

Reprodução
À esquerda, clique na área "Anúncios" ("Ads") para editar todas as suas preferências. As opções são "Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos", "Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não sejam do Facebook", "Anúncios com minhas ações sociais" e "Acessar preferências de anúncios"

Gerencie anúncios a serem vistos

Reprodução
Caso você pretenda continuar vendo anúncios que sejam de seu interesse, em "Ads based on my preferences" clique em "Edit" e depois no link em azul "Visit Ad Preferences" ("Acessar preferências de anúncios")

Reprodução
Aparecerá a página para o usuário configurar os temas de interesse que poderão resultar em visualizações de anúncios sobre esses mesmos temas na rede social

Reprodução
Encoste o ponteiro do mouse nos quadrados contendo os temas que aparecem para você. Aparecerá um texto pop-up dizendo porque aquele anúncio está entre os interesses (fruto do que você faz na rede social e resultados do algoritmo). Também há um botão com "X" para remover o interesse, caso você não queria mais ver anúncios sobre aquilo

Esconda o anúncio

Reprodução
Outra forma de evitar publicidade no Feed de Notícias é clicar na opção "Hide Ad" ("Esconder Anúncio"). Quando ver um anúncio indesejado, clique na seta para baixo no canto superior direito do post e depois em "Hide Ad"

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos