Computador de baixo custo ganha acessórios e vira PC completo por R$ 520

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Kit de acessórios Raspberry Pi

    Kit de acessórios Raspberry Pi

Lançado em 2012, o "computador de bolso" Raspberry Pi é um aparelho barato e básico, consistindo da placa-mãe com os principais componentes --CPU, memória RAM e portas de entrada e saída-- e surgiu com a proposta de incentivar as pessoas a programar e mexer em um dispositivo desses por dentro. Agora a iniciativa que fabrica o Raspberry Pi anunciou um pacote de acessórios que o transforma em um PC completo.

O pacote traz teclado, mouse, um pequeno gabinete para o computador, cartão de memória SD, cabo HDMI, fonte multirregião e o livro "Adventures in Raspberry Pi", que traz sugestões de projetos para utilizar o aparelho. A fundação britânica Raspberry vai vender tudo isso por 99 libras mais taxas, o que na conversão para real equivaleria a R$ 520.

No mesmo anúncio do kit de acessórios, a fundação Raspberry anunciou que já vendeu 10 milhões de unidades de seu computador.

Atualmente em sua terceira geração, o Raspberry Pi é vendido apenas online para o Brasil, e pode ser comprado neste site.

Suas configurações são modestas --processador quad-core 1.2 GHz, 1 GB de RAM, quatro portas USB e uma HDMI, entrada Ethernet para rede cabeada, entrada para fone de ouvido, Wi-Fi, Bluetooth, slot para cartões de memória SD, placa gráfica VideoCore IV 3D-- mas deve ser o suficiente para o básico, como acessar à internet e escrever textos.

Para estudantes de computação ou técnicos autodidatas, o computador também serve para fazer diversos experimentos, como usá-lo como centro de mídia (para exibir filmes na TV), videogame com emulador de jogos ou mesmo criar seu próprio robô.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos