Topo

Falso cupom de R$ 500 no McDonald's é isca em golpe no WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

21/09/2016 16h37

O WhatsApp voltou a ser alvo dos cibercriminosos que, agora, tentam atrair as vítimas com a oferta de falsos cupons das lojas da rede McDonald's. O golpe foi descoberto pela empresa de segurança digital PSafe.

O usuário recebe a mensagem de um contato conhecido ou de um de seus grupos no aplicativo, que o convida a participar de uma promoção.

Ao clicar no link do falso cupom de R$ 500, a vítima é direcionada para uma página com a imagem do McDonald's, que solicita o compartilhamento do link com ao menos 10 amigos via WhatsApp.

Em seguida, o usuário é orientado a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas e baixam apps que podem infectar o smartphone.

Métodos preventivos

Para evitar esse tipo de golpe, Marco DeMello, o CEO da PSafe, reforça o conceito de que um "cérebro biológico" não é capaz de se defender de um "cérebro eletrônico" (ataque cibernético).

"Por isso, ter um antivírus instalado no celular é extremamente importante", afirma. Segundo ele, esses programas possuem bloqueio de antiphishing (páginas maliciosas) e alertam para possíveis ameaças a cada URL clicada.

DeMello aconselha ainda que o usuário mantenha o sistema operacional sempre atualizado, nunca abra anexos com extensões executáveis (.exe) e desconfie de links que chegam por mensagens.