Operação Lava Jato

Após batizar nova fase da Lava Jato, série Arquivo X bomba na internet

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) em cena de "Arquivo X"

    Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) em cena de "Arquivo X"

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT) foi preso na manhã desta quinta-feira (22) pela PF (Polícia Federal) durante a 34ª fase da Operação Lava Jato. Mas o que chamou a atenção de todo mundo na internet foi o nome dessa fase da operação: Arquivo X, nome de uma das mais populares séries de TV das últimas décadas.

Criada por Chris Carter e exibida inicialmente de 1993 a 2002 --mas que ganhou uma nova temporada no início deste ano-- "Arquivo X" traz a história de dois agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, que trabalham em um departamento que investiga casos policiais arquivados sob circunstâncias misteriosas. Na prática, esses casos traziam elementos sobrenaturais ou com suposto envolvimento de extraterrestres.

Ao mesmo tempo, Mulder e Scully enfrentavam dentro e fora do FBI uma grande conspiração política que tentava impedir que suas descobertas viessem à tona. A série enfatizava o clima paranoico com bordões que se tornaram icônicos, como "A verdade está lá fora" e "Não confie em ninguém".

No caso da 34ª fase da Lava Jato, a escolha pelo nome se deu por conta do envolvimento do empresário Eike Batista, que teria participado de um esquema de propina para beneficiar suas empresas em um consórcio. Ele tem como marca a colocação e repetição do "X" nos nomes de suas companhias. No começo do ano, um fundo de Abu Dhabi comprou parte das empresas de Eike.

No Twitter, a reação foi imediata logo que o nome da operação foi divulgado. Às 8h15, "Guido Mantega" estava entre os trending topic mundial no Twitter, e "Arquivo X" e "Eike Batista" constava como trendings no Brasil. Veja algumas postagens abaixo.

O Google Trends, ferramenta do Google que mede o grau de interesse das pessoas em palavras-chave usadas no buscador, apresentou um pico de crescimento no início da manhã desta quinta-feira (22), quando a nova fase foi deflagrada.

Reprodução/Google Trends

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos