Topo

UOL Tecnologia recebeu Zenfone 3 antes do lançamento; saiba o que achamos

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

14/10/2016 20h13

A Asus já marcou para o dia 25 de outubro o lançamento do Zenfone 3 no Brasil. Trata-se do principal smartphone da empresa asiática, que vai suceder o Zenfone 2, lançado no ano passado por um bom custo-benefício --trazia 4 GB de RAM por preço inicial de R$ 1.299 na época. Mas o UOL Tecnologia já está com um Zenfone 3 em mãos e adianta alguns detalhes do aparelho (não, o preço e data de venda ainda não temos).

  • 49703
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2016/10/14/voce-gostou-do-novo-zenfone-3-da-asus.js

O Zenfone 3 é um celular do segmento "high", ou como costumamos chamar, "intermediário premium". Ele não tem o melhor conjunto de hardware do mercado, mas ainda fica acima da média dos modelos do ano e bom o suficiente para a maioria dos usuários. 

O que vem nele? Uma tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD, processador Snapdragon 625 (octa-core, 2 GHz de velocidade), sensor de impressão digital na parte traseira e câmeras de 16 MP (traseira) e 8 MP (frontal). 

Lá fora, há duas versões: um com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, e outra de 4 GB/64 GB. O modelo que passa por testes no UOL é esse último, mas a Asus ainda não confirmou se o Brasil terá as duas versões à venda, ou só uma delas.

Escorrega, pesa (de leve) mas é bonito

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/zenfone3selfie-1476476088160.vm') À primeira vista, já pudemos perceber que o design do aparelho teve mudanças significativas. Sua traseira agora não é mais feita de plástico, mas de vidro; as laterais de alumínio ficaram arredondadas, talvez para ajudar na pegada do aparelho, mas ainda assim parece um pouco mais escorregadio que o modelo de 2015, ainda que tenha ficado mais elegante.

O Zenfone 3 é o mais novo participante do "clube do USB Type-C", com a nova entrada reversível que está substituindo a Micro USB. Mas para quem não gostou do polêmico fim da entrada de fone de ouvido 3,5 mm no iPhone 7 e na linha Moto Z, não tema: ela continua lá.

A tela apresenta uma boa qualidade de cores e brilho e não deve fazer feio frente à concorrência --a Asus afirma que o modelo quer rivalizar com o Galaxy A7 da Sasmung, o Moto Z Play da Lenovo e o iPhone 6S Plus, todos com ótimos visores.

No quesito software, a empresa trouxe um Android 6.0 bastante modificado com a interface deles, a ZenUi. Vários apps vêm pré-instalados, como o MyAsus (um tipo de assistência técnica remota), o Puffin (um navegador próprio, além do Chrome que também está no telefone) e o Asus Mobile Manager (gerenciador de desempenho), entre outros. $escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/zenfone3-1476476094661.vm')

A câmera chama a atenção pela velocidade de resposta: ela clica e fica pronta para a próxima foto muito rapidamente. Também é cheia de recursos: estabilizador ótico com quatro eixos (para fotos) e três (para vídeos) que acaba com tremidos; auto-foco laser que se ajusta em até 0,03 segundos; ajuste de contraste HDR; e criação de GIFs, entre outros.

O sensor de impressão digital, na parte de trás, também é muito rápido: você toca com o dedo e a tela acende tão rápido que não mostra nenhum efeito de "fade-in" (do preto ao claro) como em outros modelos. Mas devido à posição você não vai conseguir usar sua polegar nele muito facilmente.

Sobre desempenho, ainda não podemos falar muito por que não é uma avaliação final, mas, por enquanto, nada a reclamar.$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/zenfone-3-1476476080238.vm')

Pelas primeiras impressões, ele demonstra ser um celular bastante interessante, com muitas novidades em relação ao Zenfone 2, mas é possível que isso acarrete em um preço mais alto também e ele perca um pouco do seu bom custo-benefício. Só confirmaremos isso (ou não) no dia 25.

No mesmo dia serão lançados ainda o Zenfone 3 Max, mais simples, e o Zenfone 3 Deluxe, que é a versão premium da linha. O primeiro traz como ponto forte a bateria grande de 4.130 mAh, enquanto o segundo impressiona (pelo menos na teoria) com seus 6 GB de RAM e processador Snapdragon 821., o melhor para celulares da atualidade.

Preços, data dos produtos nas lojas e outros detalhes só serão conhecidos no lançamento. 

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/zenfone-3-1476466684170.vm')