iPhones são vendidos em lojas gringas sem travas antifurto. E no Brasil?

Do UOL, em São Paulo

  • Karim Sahib/AFP

    Apple Store em Dubai durante o lançamento do iPhone 7

    Apple Store em Dubai durante o lançamento do iPhone 7

Todo mundo que tem um iPhone já teve, em algum momento, o medo de perder ou ter seu aparelho roubado. Ainda mais no Brasil, pois os smartphones são os itens mais cobiçados por assaltantes de rua. Mas sabe quem está perdendo esse medo? Acredite: a própria Apple.

Segundo o site "Macrumours", pelo menos duas Apple Stores --a loja oficial de produtos da empresa-- decidiram soltar os iPhones de demonstração dos cabos de aço e travas de segurança que dificultam furtos. A ideia é deixar os consumidores mais à vontade para experimentar o celular dentro da loja.

As lojas que adotaram o procedimento até agora estão em Toronto (Canadá) e na Regent Street, em Londres (Inglaterra). Os outros produtos da Apple, como computadores Mac, tocadores iPod e tablets iPad, continuam com os cabos de aço.

Mas isso não quer dizer que os espertos que tentarem afanar um iPhone novo serão bem-sucedidos. Outro site de notícias Apple, o "9to5Mac", obteve de uma fonte que há câmeras de segurança de alta resolução espalhadas ao redor das lojas, embora elas sejam "difíceis de detectar". Além disso, é possível que guardas de segurança abordem o autor do pretenso roubo antes que cheguem à porta.

Mesmo que ele consiga sair da loja sem ser percebido, todos os iPhones de demonstração dessas lojas estão com bloqueios no sistema operacional que inutilizarão os aparelhos permanentemente assim que passarem pela saída.

Diz a nota do "9to5Mac": "O iPhone roubado não poderá fazer nada, apenas tocar após acionarem o 'Encontrar meu iPhone' [recurso que permite o dono do iPhone roubado disparar o toque do celular a volume máximo e travar os demais recursos] até que a bateria morrerá. Os iPhones também estão com ativação bloqueada usando o iCloud como um impeditivo".

Já pensou no Brasil?

Essas lojas que iniciaram a tática de "iPhones livres" são oficiais da Apple, e no Brasil só existem duas: uma no VillageMall, no Rio de Janeiro, e outra em São Paulo, no Morumbi Shopping.

Mas até o momento a Apple não confirma que elas contarão com smartphones sem travas. Essa tática, segundo a assessoria de imprensa da fabricante, ocorreu no exterior após o lançamento do iPhone 7. Como este ainda não foi lançado por aqui, não há previsão de que se repita no Brasil.

Se a Apple decidir fazer isso no Brasil, será uma ousadia e tanto.

Veja as novidades do iPhone 7 e 7 Plus

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos