Chuvas afetam operadoras de telefonia; saiba como acontece

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

  • Lucas Lima/ UOL

A chuva que atingiu São Paulo na quinta-feira (20) não ficou só nos estragos provocados na noite como caos no trânsito e bairros sem energia elétrica -- até esta sexta-feira os serviços das operadoras de telefonia ainda não tinham sido totalmente reestabelecidos. Nas redes sociais, usuários relataram falhas na comunicação de aparelhos móveis, além de problemas no fornecimento de internet e TV a cabo.

As reclamações sobre a qualidade do sinal parecem aumentar em dias de forte tempestade, principalmente se o transtorno na cidade envolver ventania, queda de árvores e apagão.

 

"O que corta um sinal de transmissão é a falta de energia -- ou acontece diretamente onde está a torre ou é um problema relacionado a um poste na região, por exemplo. Sem luz, os receptores em casa não funcionam", explica Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco.

Segundo o especialista, o aparelho móvel possui uma vida útil maior nestas situações, já que as estações de transmissão possuem baterias com duração de, aproximadamente, quatro horas. Então, mesmo que falte energia na torre, o fornecimento do sinal segue para o cliente. "Passado esse tempo, o sinal vai cair também", lembra.

Com os imprevistos na rua, também pode ocorrer o rompimento de cabos e fiações, um problema que afeta diretamente a recepção de sinal de banda larga e TV. O reparo é realizado diretamente nos postes, primeiro atua a equipe que vai restaurar a energia elétrica na região e depois trabalham os responsáveis pela área de telecomunicações. Segundo Eduardo, em uma situação simples, o retorno dos serviços pode demorar até quatro horas.

A Vivo confirmou, por meio de assessoria, falhas nos serviços de voz e dados devido à falta de energia causada pela chuva. Alguns locais da empresa ficaram sem energia provocando a instabilidade, mas a situação foi normalizada na tarde desta sexta, segundo a empresa.

A Claro e a NET também informam que os serviços foram parcialmente afetados pela falta de energia elétrica e alguns pontos da cidade ainda podem sofrer com o impacto. "Casos pontuais ainda podem estar ocorrendo, afetados pela falta de energia elétrica". 

A TIM esclarece que fortes chuvas podem causar interrupções de sinal, mas equipes técnicas trabalham para retomar o serviço o mais rápido possível. Já as operadoras Nextel e Oi não confirmam nenhum impacto no funcionamento da rede.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos