WhatsApp

WhatsApp começa a testar recurso de chamada de vídeo; veja como usar

Do UOL, em São Paulo

O WhatsApp acaba de ganhar o tão esperado recurso de videochamada, com um pouco de atraso em relação a outros aplicativos de mensagens tais como o Skype e o próprio Messenger. O app começa a testar a nova função cerca de 18 meses após liberar as chamadas de voz para os seus usuários.

UOL
O contato será visto na tela cheia do celular durante a videochamada
A opção está disponível na versão beta 2.16.318 para Android, mas, em breve, deve ser liberada para o público em geral. O que não se sabe é se o recurso vai ou não ser liberado para iOS, muito menos quando.

Para fazer as chamadas com vídeo, basta entrar na aba chamadas, ir em contatos (menu com o símbolo de um telefone e um +, no canto superior direito), selecionar o amigo com quem deseja conversar e apertar o ícone em formato de uma filmadora.

Vale lembrar que o recurso só funciona caso o contato também tenha instalado a nova versão do WhatsApp. Caso contrário, o usuário receberá a seguinte mensagem: "Chamada não completada. Não foi possível realizar a chamada. Fulano precisa atualizar o WhatsApp para receber chamadas de vídeo."

UOL
No teste do UOL, a chamada foi interrompida algumas vezes
Durante os testes do UOL Tecnologia, as videochamadas se mostraram bastante instáveis. Na maioria das vezes, foi possível completar a chamada, mas a imagem acabava ficando congelada por problemas de conexão. Sem contar o delay --falta de sincronia entre o que é dito e o que é ouvido em uma ligação--, comum em chamadas pela internet.

Outro fator importante que o usuário deve ter em conta é que a videochamada consome dados do plano de internet móvel.

UOL
Se o usuário não tiver a versão beta do aplicativo, aparece a mensagem chamada não completada

Como instalar a versão de teste do WhatsApp

Para receber as atualizações do WhatsApp em primeira mão, basta baixar versão de teste para Android, tradicionalmente, via apk. Entre no site oficial do app e, em seguida, clique no botão "Become a tester". 

A mensagem "You are now a tester" indicará que você já faz parte do programa beta do aplicativo. Por fim, entre na Google Play Store, localize o WhatsApp e atualize o aplicativo já com a sua mais recente versão beta.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos