Topo

Como apagar as conversas, fotos e vídeos do WhatsApp?

Do UOL, em São Paulo

27/10/2016 05h00

Se seu celular está sem espaço, é bem possível que a culpa seja do WhatsApp. Afinal, diariamente muitos usuários trocam vídeos e fotos pelo aplicativo - que vão lotando a memória do aparelho. E a maioria das pessoas nem se lembra disso até vir a mensagem de falta de espaço.

Existem duas formas de lidar com o problema. Uma é deletar tudo de uma vez, entrando nas configurações do WhatsApp. A outra é aprender a deletar arquivo por arquivo à medida que você for recebendo.

Veja abaixo como fazer isso. Primeiro na versão Android do app, depois na versão para iOS.

26.out.2016 - WhatsApp Android 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Abra o app, depois vá nessa sequência: Configurações (topo superior direito da tela inicial, nos três pontos) > Conversas > Histórico de conversas > Limpar todas as conversas > Opção "Limpar".

26.out.2016 - WhatsApp Android 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você pode apagar em vez de limpar as conversas. A diferença é que apagando, você limpa completamente o histórico de conversas com exceção dos grupos. Enquanto "limpar" vai deixar a ordem das últimas conversas, mas todas vazias.

26.out.2016 - WhatsApp Android 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para apagar, refaça os passos explicados no parágrafo anterior, mas nos dois últimos passos, escolha Apagar todas as conversas > opção "Ok".

26.out.2016 - WhatsApp Android 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para apagar cada arquivo dentro da conversa, clique e segure o dedo na foto/vídeo, depois no ícone de lixeira (no alto da tela) e por fim "apagar". Deixe habilitado a opção "apagar mídia do telefone".

26.out.2016 - WhatsApp iOS 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na versão para iOS, clique na tela principal em Ajustes (canto inferior direito) > Conversas > Limpar todas as conversas ou Apagar todas as conversas.

26.out.2016 - WhatsApp iOS X - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Tanto limpando quanto apagando as mensagens, o WhatsApp iOS pede que você digite o DDD e telefone para confirmar a opção. Depois é só ver o resultado —tudo vazio na aba de conversas.

26.out.2016 - WhatsApp iOS 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para apagar cada arquivo, entre na conversa, clique na imagem/vídeo para abrir, depois no ícone da lixeira no canto inferior direito e "Apagar foto".

É possível ainda ligar o celular no computador (por Bluetooth ou cabo), achar a pasta WhatsApp >> Media e então apagar as imagens diretamente pelo desktop.