Conhece Yik Yak e Wattpad? Apps populares entre jovens prometem ser sucesso

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Petar Chernaev/Getty Images

Você já ouviu falar do Yik Yak, Twitch e Wattpad? Se a resposta for não, é possível que você tenha mais de 35 anos. Afinal, eles estão entre os aplicativos mais utilizados entre jovens e adultos de 15 a 34 anos nos Estados Unidos, segundo recente pesquisa da consultoria comScore.

A geração dessa faixa etária, apelidada de "millennial", costuma estar à frente de tendências e comportamento no uso da tecnologia móvel. Um bom exemplo disso é o Snapchat, que nos seus primeiros anos bombava entre os adolescentes e só aos poucos foi ampliando para públicos mais velhos.

A lista de 20 apps preferidos dos "millennials" do estudo da comScore pode ser uma boa referência para você se atualizar sobre aplicativos interessantes que nem sabia que existia.

Reprodução
Yik Yak

Um exemplo disso é o Yik Yak, o melhor classificado pelos jovens da pesquisa e que chegou no final de agosto ao Brasil Este é uma rede social móvel que lembra o Twitter com algumas firulas novas.

Com postagens curtas de texto (até 200 caracteres) e fotos, ele é baseado em geolocalização, então mostra postagens de pessoas que estão próximas de você --por isso o GPS do celular fica ligado neste caso. É possível também curtir e descurtir as postagens, que vão ganhando notas. Se a comunidade classificar mal e a postagem chegar ao nível -5, será deletada pela equipe do app, para que a rede social mantenha a qualidade.

Como ele permite postagens anônimas, entrou em polêmicas nos EUA por conta de casos de cyberbullying ocorridos nas escolas daquele país.

Reprodução
MeetMe

MeetMe, que também já atua no Brasil, é um app de conversas e paqueras que na sua versão gratuita procura pessoas a partir da distância, gênero, orientação sexual e idade. Na versão paga, pode-se filtrar por coisas mais específicas como tipo físico, etnia, remove anúncios e desbloqueia visualizações de fotos --você saber quem as viu e quais foram vistas.

Reprodução
Twitch

Já o Twitch chama a atenção por ser um aplicativo com foco bem específico: streaming de vídeos de games. Ele na verdade vai transmitir o que está na tela do celular, então funciona bem para quem quiser mostrar seu "gameplay", isto é, como ele se sai jogando e descobrindo desafios nas fases do jogo. Você pode seguir canais e comunidades em torno em um mesmo jogo.

Reprodução
Wattpad

Wattpad é uma comunidade de leitores e escritores. Você pode criar uma história, incluir uma capa e publicá-la no app para receber comentários dos outros usuários. Há quem também poste conteúdo de autores famosos, como Machado de Assis e George Orwell. Embora possivelmente isso seja feito sem a autorização dos detentores dos direitos autorais, e o app removerá esse conteúdo cedo ou tarde.

Reprodução
Timehop

O Timehop tem um interessante conceito: ele recupera postagens antigas de todas as suas redes sociais por período: há um ano, dois anos etc. E se for algo legal de lembrar, dá para repostar novamente.

Outros aplicativos da lista da comScore ainda não funcionam por aqui, como o Venmo e o Mint.com, que são respectivamente uma plataforma de pagamento móvel e outra de organização de finanças pessoais.

Também chama a atenção que a plataforma de vídeos curtos Vine consta na lista, mas infelizmente o app será descontinuado nos próximos meses pelo Twitter, dona do serviço.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos