Dicas de Tecnologia

WhatsApp beta do Android ganha reforço na segurança; veja como ativar

Do UOL, em São Paulo

  • Fernanda Carvalho/Fotos Publicas

    Recurso também funciona em celulares com Windows Phone, mas não nos iPhones

    Recurso também funciona em celulares com Windows Phone, mas não nos iPhones

A versão beta do WhatsApp no Android recebeu nesta quarta-feira (9) a atualização 2.16.346, e a principal novidade é um reforço na segurança para quem transferir a conta para outro celular. Trata-se da verificação em duas etapas: além do envio do código via SMS, o app permite que o usuário crie uma senha numérica de seis dígitos na hora de logar.

O novo recurso --que também está disponível para celulares com Windows Phone, mas ainda não no iOS-- não é obrigatório; só usa quem quiser ativá-lo para ter uma proteção a mais. Já o envio de SMS para o número registrado na conta ainda é obrigatório para quem logar em outros celulares.

Veja como ativar a verificação em duas etapas no aplicativo.

Reprodução

Se você usa a versão beta do WhatsApp no Android, atualize o aplicativo na Google Play. Depois, já com o app aberto na tela inicial, acesse as opções (três pontos no topo à direita da tela). Em seguida, vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas.

Reprodução

Ao aparecer a tela do novo recurso, clique no botão verde "Ativar". Depois siga os passos pedidos. Digite uma senha numérica de seis dígitos. Confirme a senha.

Reprodução

Daí será pedido um endereço de e-mail que será usado para redefinir a senha caso você a esqueça. Indique um e-mail pessoal de sua preferência (sugerimos um que você use bastante). Depois confirme o endereço.

Pronto, a verificação estará concluída. Você precisará inserir a senha recém-criada ao registrar seu número de telefone no WhatsApp. A tela final mostra outras três opções: desativar a senha, mudá-la ou alterar o endereço de e-mail. Essa tela poderá ser acessada novamente no futuro seguindo a sequência Configurações > Conta > Verificação em duas etapas.

O recurso de verificação em duas etapas é mais um capítulo do trabalho do WhatsApp para proteger a segurança de seus usuários --segurança essa que já virou tema de várias disputas com a Justiça brasileira e que ainda deverão continuar em um futuro próximo.

Como instalar a versão de teste do WhatsApp

Para receber as atualizações do WhatsApp em primeira mão, basta baixar versão de teste para Android, tradicionalmente, via apk. Entre no site oficial do app e, em seguida, clique no botão "Become a tester". 

A mensagem "You are now a tester" indicará que você já faz parte do programa beta do aplicativo. Por fim, entre na Google Play Store, localize o WhatsApp e atualize o aplicativo já com a sua mais recente versão beta.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos