iStock

De olho na segurança

Mais de 412 milhões de contas em sites para maiores de 18 anos são expostas

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

O site de namoro casual Adult Friend Finder mais uma vez foi alvo de hackers, mas a invasão dessa vez parece ter sido muito pior que a de maio de 2015. Mais de 300 milhões de usuários tiveram os dados expostos, segundo o site especializado em notificações de violações Leaked Source.

O Adult Friend Finder, no entanto, não foi a única página voltada para maiores de 18 anos a ser vítima dos cibercriminosos. Também foram identificadas invasões em 60 milhões de contas do Cams.com, 7 milhões de contas do Penthouse.com, 1,4 milhão de contas do Stripshow.com e 1,1 milhão de contas do iCams.com. Fora outros 35 mil usuários de domínios desconhecidos.

Ao todo, foram mais de 412 milhões de usuários afetados. "É a maior invasão que já vimos", enfatizou o site, que incluiu o caso do MySpace –com a violação de 360 milhões de contas-- na segunda posição do ranking.

Os dados expostos incluem nomes de usuários, tipos de compras realizadas, endereços de e-mail e, em alguns casos, senhas. As informações podem ajudar a revelar a identidade dos usuários ou ainda serem úteis para o "sequestro das contas" com a finalidade de chantagear os usuários. Vale ressaltar que também foram expostos não apenas informações de usuários ativos, mas também daqueles que já tinham cancelado os seus cadastros.

A Adult Friend Finder não confirmou diretamente a invasão, mas reconhece ter recebido relatórios de "vulnerabilidade de segurança". A empresa disse ainda ter corrigido uma falha em seu código e pediu ajuda aos "parceiros externos" para uma investigação mais profunda.

Já a Penthouse informou estar ciente da invasão e diz esperar por um "relatório mais detalhado" do caso para que as soluções possam ser aplicadas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos