Há uma maneira de você ajudar a impedir notícias falsas no Facebook

Do UOL, em São Paulo

Com cada vez mais relevância, o Facebook se tornou um centro de discussões da humanidade – seja de amenidades ou de política. O problema é que, em meio a temas polêmicos recentes, muitas notícias falsas se espalharam rapidamente pela rede social. E você pode ajudar a impedir isso.

Nos Estados Unidos, o tema ganhou polêmica com a eleição de Donald Trump – muitos analistas apontam que notícias falsas no Facebook influenciaram no resultado. No Brasil, três das cinco notícias mais compartilhadas na rede social na semana da aceitação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pela Câmara eram falsas, segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação da USP.

Os dados mostram uma tendência das pessoas compartilharem mais o que se encaixa em suas convicções do que o que tem credibilidade. Criador do Facebook, Mark Zuckerberg já está ciente do problema e busca maneiras de barrar o desenfreado consumo de notícias inverídicas no site.

Abaixo, ensinamos como você pode denunciar conteúdos do tipo. Como exemplo, utilizamos uma notícia que foi considerada falsa para o momento em que foi compartilhada na rede social.

1 – Clique no canto superior direito da publicação

Reproduçãp

2 – Selecione a opção "denunciar publicação"

Reprodução

3 – Selecione "acredito que não deveria estar no Facebook"

Reproduçãp

4 – Marque a opção "é uma notícia falsa"

Reproduçãp

5 – Você ainda tem a opção de bloquear ou ocultar a página que compartilhou a notícia

Reproduçãp

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos