Topo

Qual é o celular top de linha mais rápido? O UOL Tecnologia fez o teste

Do UOL, em São Paulo

05/12/2016 06h00

Quatro smartphones top de linha --Galaxy S7 (Samsung), Moto Z (Motorola), Xperia XZ (Sony) e iPhone 7 (Apple)--  foram colocados frente a frente em um teste de desempenho realizado pelo UOL Tecnologia. Qual deles você acha que foi o mais rápido?

Para avaliar o desempenho do processador e da memória RAM de cada um deles, foram abertos oito aplicativos (relógio, contatos, câmera, galeria, Google Maps, Vídeo, Angry Birds e WhatsApp), sem o uso da internet para evitar que a instabilidade da rede pudesse interferir no resultado. 

A regra estipulada foi abrir um app por vez e só seguir para o próximo depois de completamente carregado. E, no caso da câmera e da galeria, a necessidade de se bater uma foto e visualizar uma imagem.

processador é o "cérebro" do celular, capaz de decifrar o código dos programas para executar uma série de operações lógicas e aritméticas. Ele faz tudo isso em uma grande velocidade para que as respostas e dados apareçam para o usuário o mais rápido possível.

Já a função da memória RAM é armazenar dados temporários para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. Uma memória RAM alta contribui para o desempenho do sistema operacional e facilita a abertura de vários aplicativos simultaneamente sem que o celular trave.

Resultado do teste

Quem se saiu melhor no teste foi o Galaxy S7, superando o recém-lançado iPhone 7 Plus, que ficou na segunda colocação. Enquanto o aparelho da Samsung completou o teste em 27,1 segundos, o Apple fez o percurso em 29,2 segundos. 

O S7 é equipado com o processador Exynos 8 Octa 8890, de oito núcleos (quatro de alto desempenho a 2,3 GHz e quatro voltados à economia de energia, a 1,6 GHz) e conta com 4 GB de memória RAM. Já o iPhone 7 vem com o chip A10 Fusion --que, segundo a Apple, é 40% mais rápidos do que o do iPhone 6S-- e 3 GB de memória RAM.

A terceira posição foi ocupada pelo Moto Z (29,6 segundos), que vem com o processador mais rápido da Qualcomm (Snapdragon 820) e 4GB de memória RAM.

O aparelho mais lento foi o Xperia XZ, que chegou a demorar 34,3 segundos para finalizar o teste. Isso não quer dizer, no entanto, que o Sony seja um celular ruim. Ele também conta com o processador Snapdragon 820 e, perde do Motorola, por ter 1GB de memória RAM a menos. 

Na prática, os quatro aparelhos são capazes de executar tarefas --até mesmo as mais complexas (como games e vídeos em alta definição)-- com bastante agilidade e sem engasgos.

O UOL Tecnologia também pediu o Zenfone 3 Deluxe --com 6GB de memória RAM e processador Snapdragon 821--, mas a Asus não nos emprestou o aparelho a tempo da realização dos testes.