Indiano usa Google Earth para achar mãe 25 anos após se perder em estação

Do UOL, em São Paulo

Ele se perdeu da família aos 5 anos de idade, viveu nas ruas, passou por um orfanato, até que foi adotado por um casal australiano. Ainda assim nunca desistiu de encontrar os pais verdadeiros. Mais de 20 anos se passaram e, com a ajuda do Google Earth, o sonho foi realizado. 

Essa é a história do indiano Saroo Brierley, que virou tema do filme "Lion – Uma Jornada Para Casa", que estreou nos cinemas norte-americanos no final de novembro, e está previsto para chegar ao Brasil no dia 9 de fevereiro. 

Divulgação
Saroo Brierley se perdeu da família aos 5 anos de idade

Tudo começou em 1986, quando o pequeno Brierley cochilou dentro de um trem cargueiro, mas acabou embarcando em uma viagem de dois dias e 1.600 quilômetros. Parada final: a enorme estação de Howrah, na megacidade indiana Calcutá. Sem saber explicar onde morava, o garoto viveu nas ruas por meses e sobreviveu a uma série de desventuras antes de ser levado para um orfanato.

Por fim, Brierley foi adotado por um casal australiano e que o levou para a Tasmânia, o afastando ainda mais de sua verdadeira família. Mesmo feliz com os novos pais, o garoto continuava a ser assombrado pelo passado. Até que quando ele completou seus 25 anos decidiu procurar a sua antiga casa com a ajuda das imagens de satélite do Google Earth.

Noite após noite, durante três anos, Brierley seguiu todas as linhas de trem da Índia pela plataforma, buscando reconhecer a estação da cidadezinha de onde morava a partir das vagas lembranças da infância. Ele percorreu virtualmente mais de 10 mil estações de trem em um raio de milhares de quilômetros quadrados.

Até que um dia do início de 2012, ele finalmente encontrou o que procurava. E foi assim que o indiano conseguiu se reencontrar com a mãe biológica. Para celebrar o lançamento do filme, o Google reproduz no aplicativo toda a jornada inicial de Saroo Brierley pelo interior da Índia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos