Extensão para Chrome marca nomes de políticos com pendências na Justiça

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Extensão marca de roxo nomes de políticos envolvidos em ações judiciais, como Renan Calheiros e Romero Jucá

    Extensão marca de roxo nomes de políticos envolvidos em ações judiciais, como Renan Calheiros e Romero Jucá

Uma nova extensão para Chrome marca de roxo, nos textos dos sites visitados por você, os nomes de políticos brasileiros com pendências na Justiça. É o "Vigie Aqui", lançado pelo site "Reclame Aqui" no último sábado (3). Em sua primeira fase, a extensão marca os nomes dos deputados federais e senadores.

Ao ser instalado, ele marca os nomes dos políticos; ao serem tocadas com o mouse, estas marcas abrem uma janela pop-up com mais informações sobre o(s) processo(s) em que eles estão envolvidos. A fonte de dados do projeto é o "Excelências", do portal "Transparência Brasil".

Os dados são recolhidos das próprias Casas Legislativas, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais de Contas, de cadastros mantidos por ministérios e de outras fontes públicas.

Reprodução
Extensão também funciona em páginas de resultados do Google

Segundo o "Reclame Aqui", nos próximos meses o monitoramento irá se estender para o resto do Legislativo e Executivo. É por isso que ainda não seleciona nomes como o do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, atualmente preso por formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro.

Nos testes do UOL, a única página em que a extensão não funcionou foi o da Câmara dos Deputados.

Na próxima fase, a extensão funcionará para marcar deputados estaduais, governadores e vice-governadores. Na fase três, fará o mesmo com vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Atualmente, são 513 deputados federais e 81 senadores em exercício que recebem o destaque.

Reprodução
Trechos de lista de parlamentares da votação da Proposta de Emenda Constitucional 241; nomes de deputados processados na Justiça são marcados pela extensão "Vigie Aqui"

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos