Publicidade estraga o celular e consome mais bateria? Veja o que é verdade

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

  • Getty Images/iStockphoto

Muitos admiram os profissionais de publicidade pela criatividade, mas também os culpam por coisas que nem mesmo eles imaginam ser possível. No mundo dos conteúdos gratuitos para smartphones, eles encontram um jeito de ganhar dinheiro com o fluxo de pessoas (con)vivendo conectadas, o antigo formato dos reclames de TV deu espaço para novas formas de inserções, e agora a propaganda está sendo culpada por gastar a bateria do aparelho e danificar o sistema operacional.

Mas isso é possível?

A verdadeira propaganda não causaria dano ao seu aparelho. Um anúncio visa vender um determinado produto ou serviço e quer que você, consumidor, tenha uma boa experiência de compra para repeti-la ou indicá-la a conhecidos.

Conseguir isso não é tão simples quanto parece. Profissionais sérios não desperdiçariam a chance de conquistar um cliente usando ferramentas para danificar o smartphone ou descobrir sua senha do Twitter.

Mas existem os malvertising (malicious advertising, em inglês), que são propagandas usadas para conseguir qualquer tipo de informação dos consumidores e espalhar malwares (softwares que roubam dados).

Propaganda gasta bateria?

Um vídeo publicitário consome praticamente a mesma coisa que qualquer outro vídeo de mesma tecnologia, definição e tempo de duração, porque não é o conteúdo, seja publicitário ou não, que gasta a bateria, mas o consumo de energia que ele precisa para ser executado.

O que pode acontecer é que versões gratuitas de aplicativos costumam virar associadas a anúncios, por isso acabam gastando mais bateria.

É possível ainda que além do gasto extra para rodar os anúncios, o celular sofra lentidão por conta de algum malvertising.

A culpa não é do conteúdo publicitário e os apps gratuitos precisam se manter de alguma forma, mas, se você quiser evitar anúncios, pode optar por um adblock, extensão que bloqueia a propaganda.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos