Topo

Facebook transforma caixa de mensagens em "Messenger gigante" no desktop

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 17h41Atualizada em 25/06/2020 02h00

O Facebook mudou mais uma vez. Agora, a modificação é na caixa de mensagens da rede social em sua versão desktop. A página com mensagens de amigos está, agora, muito mais próxima do que a que é vista em nossos celulares com o Messenger, com a interface desktop da página messenger.com e também lembra o WhatsApp Web, versão para computadores do WhatsApp (cujo dono também é o Facebook).

A caixa de mensagens da rede social na versão desktop agora traz a mesma identidade visual do aplicativo Facebook Messenger (ver abaixo). A começar pelo ícone das mensagens, agora o mesmo do aplicativo que utilizamos em celulares. A página nova também se espalha mais pela tela, com menos espaços em branco que antes.

Você acessa a página de mensagens do Facebook da seguinte forma: na principal do Facebook, clique no ícone do balão com um raio dentro (canto superior direito da tela). Após aparecer uma lista com suas últimas conversas, clique no último link da lista, "Ver todas no Messenger".

Caixa de mensagens do Facebook mudou e está semelhante ao Messenger - Reprodução - Reprodução
Caixa de mensagens do Facebook mudou e está semelhante ao app Messenger
Imagem: Reprodução

O modelo anterior de visualização das mensagens do Facebook na versão desktop vigorava desde 2012. Veja abaixo como era:

Visual da área de mensagens privadas do Facebook de 2012 a 2017 - Reprodução/Adweek - Reprodução/Adweek
Visual da área de mensagens privadas do Facebook de 2012 a 2017
Imagem: Reprodução/Adweek

Mudanças no design

A página faz parecer que o Messenger de seu celular ficou gigante e saltou para o seu desktop. No lado esquerdo, abaixo do título "Messenger", há uma lista com todas as pessoas com quem você mantém conversa.

Uma barra de configuração ao lado de "Messenger" oferece outras opções, como ver as "solicitações de mensagem", aquela famosa caixa de mensagens de desconhecidas que muita gente não sabe que existe. O chat aparece ao centro, já com as várias opções de interação que havia antes (GIFs, emoji e etc).

Uma grande mudança aconteceu no lado direito da página. Antes com elementos da rede social, como atividades de amigos, agora ela oferece opções do Messenger. Há a possibilidade de fazer uma busca na conversa, editar o apelido da pessoa, alterar cor da página e silenciar notificações.

O novo lado direito ainda apresenta as últimas fotos compartilhadas na conversa entre os usuários, além do link para o perfil da pessoa envolvida no bate-papo. Abaixo do nome da pessoa na conversa é possível saber ainda quando foi a última vez que o usuário esteve online, função importada dos celulares. Nessa área também há botões para fazer ligação e chamadas em vídeo.

Messenger é tratado com carinho no Facebook

O Facebook ainda não fez um anúncio oficial das mudanças, mas ela já aparece para usuários do mundo todo. Em um post de um dos chefes da empresa sobre o Messenger 2017, há elogios e críticas sobre a novidade.

A empresa sempre quis transformar o Messenger na opção de troca de mensagens oficial para os usuários desde antes da compra do WhatsApp. A ambição diminuiu depois da aquisição do aplicativo rival, mas o Messenger segue como uma das prioridades do Facebook e com muitas das funcionalidades do WhatsApp.

E você, gostou da mudança ou preferia o design antigo da caixa de mensagens do Facebook?