Dicas de Tecnologia

Acabe com a papelada: Google Drive digitaliza e armazena seus documentos

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

  • Reprodução

O Google Drive, serviço de armazenamento online gratuito do Google, costuma ser lembrado como um grande depósito para todo o tipo de arquivo. Mas além de guardar seus vídeos, fotos e documentos, ele também pode digitalizar documentos com a ajuda de um smartphone.

Recibos, contratos, cartas antigas, desenhos dos filhos e trabalhos de faculdade, por exemplo, viram arquivos PDF pesquisáveis.

O processo é rápido e simples, mas, para conseguir uma boa qualidade do documento, coloque o que pretende digitalizar em um lugar plano e com boa iluminação.

Passo a passo no celular

1 - No aplicativo Google Drive, tanto para Iphone quanto Android, procure o sinal azul de "+" (adicionar) no canto inferior direito. 

Reprodução
 

2 - Posicione o documento, toque no ícone da máquina fotográfica (terceiro à direita) e digitalize a imagem. 
Reprodução
 

3 - O processo é o mesmo de tirar uma foto convencional com o celular. 
Reprodução
 

4 - Depois de digitalizar, você poderá adicionar outras páginas e fazer pequenas edições antes de salvá-la.
Reprodução


5 - Os arquivos ficam disponíveis no aplicativo do Google Drive para celular, no programa para desktop e no site. Você pode organizá-los em pastas. Se você tocar nos três pontinhos que ficam na lateral direita do documento, pode compartilhar, gerar link, mover, marcar com estrela ou selecionar "+ à tela inicial". 
Reprodução

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos