Dicas de Tecnologia

Recurso secreto do Windows te ajuda a dar "print" de só uma parte da tela

Do UOL, em São Paulo

Quem usa o Windows costuma saber que a forma mais simples guardar uma imagem da tela do computador é usando o botão Print Screen do teclado.

Você "printa" a tela e depois usa o comando Ctrl + V (colar) num programa como o Paint, por exemplo, ou direto num e-mail --a imagem capturada será colada e pode ser salva ou enviada.

Mas existe no Windows um programa que faz isso de forma mais sofisticada. Chama-se Ferramenta de Captura (ou Snipping Tool, se o seus sistema estiver em inglês). 

Com ele, dá para selecionar e capturar apenas um pedaço da tela.

Como achar a ferramenta nos Windows 8 e 10

1. No teclado, clique no botão de atalho que tem a logo do Windows (Botão Windows) + S para abrir o campo de pesquisa. 

2. Nele, digite "Ferramenta de Captura" e clique na primeira opção de resultado, um ícone de tesoura.

Reprodução

3. Quando o programa abrir, você verá o botão "Novo". Clique nele para iniciar uma captura recortada de tela. Ele te dá quatro opções.

Reprodução

4. Vamos ensinar as três primeiras: "Recorte de Formato Livre", "Captura Retangular" e "Captura de Janela". A quarta, "Recorte de Tela Cheia", é basicamente o que já faz o botão Print Screen.

Para começar, clique na primeira opção, "Recorte de Formato Livre". A tela ficará cinza e o ponteiro do mouse vai virar uma tesourinha para você escolher que área da tela vai virar recortar. Você tem que criar um formato fechado usando o mouse, como um círculo ou um triângulo. Feito isso, a janela da ferramenta vai mostrar o resultado do que você capturou. Daí é só clicar no menu Arquivo > Salvar Como e escolher a pasta onde vai guardar. 

Reprodução

5. Com as outras duas ferramentas, "Captura Retangular" e "Captura de Janela", o procedimento é o mesmo. Mas, no primeiro caso, a tesoura vira uma cruz, que corta em forma de retângulo. No segundo, você pode escolher qual janela aberta quer capturar. 

Reprodução

Se você pretende usa a ferramenta mais vezes, aqui vai uma dica adicional: fixe o ícone do programa na Barra de Tarefas. Assim você não precisa procurá-lo toda vez.

Quando o programa estiver aberto, clique no seu ícone na Barra de Tarefas com o botão direito do mouse. No menu vai aparecer "Fixar este programa na barra de tarefas". Pronto, o atalho estará disponível para quando você precisar. 

Reprodução

Conheça as principais funções do Windows 10

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos