Dicas de Tecnologia

WhatsApp ficou mais seguro no Android com nova opção de senha

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

O WhatsApp começa a liberar para seus usuários um recurso extra de segurança: senha para logar.

UOL já testou a ferramenta em um celular do sistema Android e confirmou a novidade -- a versão era a 2.17.24.

A novidade não parece ainda no app para iPhones, mas isso deve mudar logo. Segundo a assessoria do WhatsApp, a atualização chegará a mais de 1,2 bilhão de usuários para as plataformas iPhone, Android e Windows.

Reprodução

Para usar, basta ir em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar.

Lá, você será convidado a criar uma senha de seis dígitos. Depois basta confirmar o número, e pronto.

A senha será pedida quando você registrar seu número de WhatsApp novamente. O app ainda sugere que você acrescente um endereço pessoal de e-mail para em caso de você esquecer o número. Essa parte pode ser pulada, mas não é recomendado.

Reprodução

Não confunda esse recurso de senha com o número de seis dígitos criado pelo próprio WhatsApp para que você faça o login e que é enviado por SMS, quando você entra com seu número de celular no app a partir do zero.

Ou seja, logo após a senha de SMS, você entrará também com a senha criada por você para ter acesso à sua conta novamente.

Reprodução

O recurso novo pode ser desligado também. Basta seguir de novo a ordem Configurações > Conta > Verificação em duas etapas e clicar em "Desativar". Ou em "Mudar o código de acesso", caso a sequência que você criou não seja boa o bastante para você. Ou ainda pôr o endereço de e-mail, caso você tenha pulado essa parte da primeira vez.

Mas cuidado: com a verificação em duas etapas ativada, esquecer a senha criada pode ser um problema, ainda mais se você não tiver habilitado um e-mail para te lembrar dela. Um novo login só será liberado sete dias depois. 
 
E quando você finalmente voltar a usar o apllicativo, terá perdido as mensagens novas que te foram enviadas --e que você não conseguiu ler-- nesses sete dias.
 
Se você não resolver a questão da senha esquecida depois de 30 dias, o app vai apagar a sua conta. 
 
Então, para ajudar a te lembrar desse novo código, o WhatsApp vai te pedir que o digite vez ou outra. Não existe a opção de desativar este processo de lembretes.

Veja dicas para aproveitar ainda mais os recursos do WhatsApp

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos