Topo

Saiba o que fazer quando o Android parar de atualizar no seu celular

Seu Android está velhinho? Veja o que fazer -
Seu Android está velhinho? Veja o que fazer

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

17/02/2017 04h00

Manter o sistema operacional de seu smartphone atualizado não é uma futilidade. A cada atualização, novos recursos são incorporados e muitos problemas são corrigidos --outros aparecem, é verdade. O processo é simples, gratuito e, na maior parte das vezes, rápido.

Mas pode ser que o Android de seu dispositivo deixe de atualizar em algum momento, porque seu celular não é mais capaz de suportar as novas versões ou, simplesmente, porque a fabricante decidiu não liberar mais a atualização para celulares mais antigos.

Você pode verificar se existem atualizações disponíveis entrando em "Configurações" > "Sobre o telefone" > "Atualização do sistema". Nem sempre haverá uma nova atualização disponível. 

Se você quiser fazer atualizações de qualquer jeito, existem outras opções.

Importante: antes de começar, faça um backup de seus arquivos. Isso vale para qualquer procedimento que envolva o sistema operacional.

O Go Next é um aplicativo que detecta se há novas versões compatíveis com seu smartphone ou tablet. Além de testar o seu dispositivo, ele traz informações sobre o sistema operacional e descobre qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Nos casos em que o problema é apenas a aparência do Android --afinal, você não quer ser visto por aí com uma versão desatualizada-- experimente aplicativos como o C Launcher ou o Nova Launcher. Com eles , você pode transformar o visual de seu sistema operacional e dar a ele um aspecto de novo e atualizado.

Outra forma de burlar os limites impostos pela fabricante é usar as chamadas ROMs customizadas, ou seja, versões personalizadas do sistema criadas por desenvolvedores independentes. Mas para isso é preciso ter mais conhecimento técnico.

Ao realizar um processo desse tipo, você corre o risco de perder a garantia do fabricante. Quem quiser arriscar mesmo assim, pode procurar por um "smartphone cobaia" (aquele mais velho, cuja garantia já expirou, e que está esquecido no armário) e adicionar softwares como o popular CyanogenMod, um sistema operacional de código aberto, ou o LineageOS, considerado o seu sucessor natural.