Dicas de Tecnologia

Dá para editar e enfeitar fotos diretamente no WhatsApp; aprenda a fazer

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

  • Reprodução

O WhatsApp é um aplicativo com poucas funcionalidades e simples de usar, talvez por isso seja tão popular. A maioria das pessoas usa-o apenas para trocas de mensagens, sem lembrar (ou sem saber) que ele possui outras funções que podem ser bem úteis e divertidas. Uma delas é a edição de fotos.

Ela fica no próprio WhatsApp e te dá uma série de ferramentas básicas para deixar as fotos melhores. 

Veja como usar

1. Comece tirando uma foto com o aplicativo de mensagem. Para isso, clique no ícone de câmera fotográfica no canto inferior direito.

Uma tela com a imagem a ser capturada vai se abrir. Nela, aparecem o botão de tirar foto ou gravar filme ou as opções "selfie" (botão à direita) e "banco de imagens" (botão à esquerda). Também aparece uma régua com suas últimas fotos tiradas. 

Reprodução
2. Ao clicar a foto (ou escolher alguma do seu arquivo), surgirão quatro figuras no topo direito (crop, emojis, texto e desenho). Depois da primeira edição, uma quinta figura vai aparecer, uma seta, que te permite desfazer as modificações. 
Reprodução

3. A primeira função serve para redimensionar imagens e é, provavelmente, a mais útil de todas as ferramentas. Quem nunca bateu uma ótima foto com um elemento ruim? Sem problemas! Escolha só o que é relevante e impressione o grupo com seu clique. A formatação é intuitiva. Basta aumentar, diminuir ou arrastar o campo de corte com os dedos. Dá para transformar a imagem em um quadrado ou retângulo, extraindo os excessos da imagem. 

Reprodução

4. Logo ao lado, temos a carinha sorrindo. Nesse botão, você pode inserir emojis em sua foto. Você pode colocar quantos quiser e arrastar com os dedos para posicionar da maneira mais adequada e definir o tamanho do "smile". 

Reprodução

5. O botão de "T" maiúsculo insere textos na imagem. Sempre que aparecer uma barra de cores na lateral direita, significa que é possível trocar as cores do elemento em que você está trabalhando. 

Reprodução

6. Por último, o desenho do lápis permite que você desenhe livremente com os dedos. Com isso, você pode, por exemplo, apontar ou circular algo que queira deixar em evidência na imagem. 

App pode te transformar no Obama ou até no DiCaprio; veja

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos