Topo

Novos recursos no Facebook Live querem ajudar a prevenir casos de suicídio

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 13h07

Uma nova ferramenta no Facebook vai prevenir casos de suicídio no Facebook Live, área de transmissão de vídeo ao vivo da rede social, segundo anunciou a empresa nesta quarta-feira (1).

Quem assistir a um vídeo ao vivo poderá agora falar diretamente com o potencial suicida que aparece no vídeo ao vivo e também reportar o caso à equipe de moderação do Facebook.

Durante a transmissão, basta clicar na seguinte sequência: "denuncie vídeo ao vivo" > "suicídio ou auto-mutilação" > "Enviar".

O Facebook ainda mostra uma tela seguinte com mais recursos para ajudar a pessoa, como dicas de como orientá-la, contato com uma linha telefônica de assistência ou falar com um amigo dela.

O anúncio vem pouco depois que o Facebook Live foi um meio usado para um ator iniciante de Hollywood dizer que iria se matar. Em janeiro, Frederick Jay Bowdy, 33 anos, foi encontrado morto após anunciar em um vídeo ao vivo que iria acabar com sua vida, segundo o jornal britânico "Daily Mail".

Os recursos para prevenção de suicídio estão disponíveis no Facebook há mais de 10 anos. Em uma postagem convencional no feed de notícias que sugira suicídio, por exemplo, basta ir em "Denunciar a publicação" clicando na seta que aparece à direita do post, depois clicar em "Acredito que não deveria estar no Facebook". Na tela seguinte, é preciso escolher a opção "É ameaçador, violento ou suicida".

Esse auxílio hoje é gerenciado pelo Facebook com apoio de mais de 70 organizações parceiras em todo o mundo, como Save.org, National Suicide Prevention Lifeline, Forefront e Crisis Text Line.

No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza esse trabalho com o Facebook desde o ano passado.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde divulgados em 2014, há no mundo um suicídio a cada 40 segundos.

Aprenda a filtrar o que aparece no feed de notícias do Facebook

olhardigital