Topo

Quer ler mais? Apps te ajudam a achar livros bacanas e organizar a leitura

Chris Boswell/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Chris Boswell/Getty Images/iStockphoto

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

10/03/2017 04h00

Os livros sempre foram sinônimos de sabedoria e esclarecimento. Por muitos séculos, exemplares ficavam restritos a poucos iniciados na arte da leitura --a alfabetização não era para todos e poucos tinham recursos para adquirir um manuscrito. Mas, graças à tecnologia, fomos evoluindo e tornando o acesso mais universal. Dos móveis de Gutenberg, chegamos aos audiolivros e e-books.

Hoje, a oferta é gigantesca. Para não se perder entre tantos títulos e autores, vale recorrer de novo à tecnologia para achar, organizar e compartilhar leituras e descobertas.

Abaixo, conheça alguns aplicativos que não podem faltar no smartphone de quem curte um bom livro.

Minha leitura (Android) e Leio - diário de leitura (iPhone)

Se o que falta é planejamento para a sua leitura diária, estes aplicativos vão te ajudar. Eles acompanham seus progressos, por data ou número de página, e organizam sua rotina.

Para aproveitar as vantagens dos apps, é necessário alimentá-los constantemente com informações, como horários e títulos dos livros, para gerar estatísticas mais refinadas. O Minha Leitura separa páginas por dia para você ler e pode te ajudar a terminar o livro dentro de um prazo. O Leio também cronometra suas sessões e te avisa em qual página parou.

Goodreads (Android e iPhone)

O app do site homônimo é uma rede social, com mais de 35 milhões de membros e  bilhão de livros cadastrados, e também uma ferramenta de pesquisa que conta até com leitor de código de barras. Nele, você consegue publicar e ler resenhas, críticas e comentários. São milhares, de amigos e outros usuários da rede. Também dá para montar a sua estante virtual para exibir o que já leu ou organizar o que pretende ler.

Wattpad (Android e iPhone)

Se você é autor ou leitor em busca de novos talentos da literatura, experimente o Wattpad. São milhões de livros grátis de todos os gêneros. Com o aplicativo, que é bem intuitivo, é fácil para publicar e compartilhar suas histórias. A leitura offline também é uma grande vantagem do app.

Aldiko (Android e iPhone)

Além de uma grande acervo de livros, o Aldiko é compatível com os formatos EPUB e PDF. O aplicativo tem ferramentas para personalizar tamanho de fonte, cores e espaçamento. O catálogo é multilíngue, mas a maioria dos títulos é inglês. O aplicativo pode colocar o hábito da leitura em seu cotidiano e, de quebra, desenferrujar o seu inglês.