Topo

Facebook Stories, novo clone do Snapchat, chega ao Android; veja como usar

O novo Facebook Stories - Reprodução
O novo Facebook Stories Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 12h55Atualizada em 25/06/2020 22h23

Mais um clone do Snapchat criado pelo Facebook está no ar. Depois de copiar o formato fotos-e-vídeos-que-apagam-sozinhos no Instagram, no WhatsApp e no Messenger, agora o app principal da empresa traz a novidade, chamada "Stories" (Histórias) desde esta quarta-feira (15). Por enquanto, apenas para testadores beta no Android, nada de iOS ou Windows Phone.

Para usar, basta ser um testador beta —se ainda não é, clique aqui para participar do programa de testes— e atualize o aplicativo na Google Play. Depois, ao abrir a página principal do app, haverá um campo novo, acima do "No que você está pensando?" usado para postagens do feed.

Nesse novo campo, aparecerá sua foto em círculo, no qual você clica para ver suas histórias postadas. Também há três vídeos curtos do Facebook que apresentam o recurso ao público (as imagens que abrem esta notícia são desses vídeos).

15.mar.2017 - Facebook Stories - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para criar uma nova história, deslize com o dedo da esquerda para a direita. Daí é como no Snapchat, Instagram Stories e WhatsApp Status: a câmera será aberta para você bater uma foto ou gravar um vídeo. Depois se quiser, vai editá-lo com texto, caneta e umas moldurinhas de tela. Por fim, é só postar no "Sua História" —ou seja, todos os seus amigos— ou para amigos específicos escolhidos por você.

Também é possível, como no Snapchat, acrescentar máscaras que reagem aos movimentos do rosto. Na tela de câmera, basta deslizar de cima para baixo, ou vice-versa, para escolher um desses filtros. Ou clicar no ícone de varinha mágica no canto inferior esquerdo.

Outra função é a de adicionar fotos e vídeos que estão salvos na memória do dispositivo. Clique no ícone de fotos (canto inferior direito do GIF acima) e escolha as imagens desejadas, por ordem da mais recente à mais antiga.

Veja também: WhatsApp status, o "Snapchat do Whats"

UOL Notícias