Topo

Está procrastinando? Apps te ajudam a fugir das tentações da internet

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

17/03/2017 04h00

Alguém aí duvida da capacidade que a internet tem de desviar a nossa atenção? Produtividade e procrastinação sempre foram rivais, mas a sedução da tecnologia fez a balança pender mais. São tantas coisas para serem vistas em Facebook, WhatsApp e Instagram, que é difícil manter o foco nas outras tarefas do dia.

Ângelo Cavalcante, 20, conseguiu ser aprovado em oito vestibulares de medicina neste ano. Para tanto, conta, precisou abandonar o celular: "Para render melhor nos estudos, apaguei o Facebook, mudei o número do WhatsApp, desativei as notificações e só usava o celular para ler mensagens dos grupos do cursinho".

Entre os profissionais, a tentação também é grande. É difícil imaginar que até pouco tempo atrás existiam empresas que limitavam ou bloqueavam o acesso dos funcionários à internet para evitar distrações. Hoje, a conectividade passou a ser inclusive incentivada. Mas o lado ruim da disponibilidade é o acesso ao vasto mundo das tentações online.

Christian Barbosa, especialista em produtividade e autor de seis livros sobre o tema, defende que o efeito da distração nos resultados deve ser medido para ser corrigido. "Você não gerencia o que não mede", diz. Então, propõe ele, aposte em gráficos e relatórios para mostrar o desperdício de tempo.

De inimiga a aliada

Por outro lado, a tecnologia também pode ser sua melhor amiga na hora de regular as distrações.

Por exemplo, se você quer descobrir quanto tempo gasta com distrações, tente o RescueTime, um software que monitora todos os seus passos na internet e gera relatórios detalhados. Com ele, você tomará a primeira providência indicada por Barbosa: medir.

Depois de saber o quanto desperdiça de tempo, parta para ferramentas que ajudam a manter o foco, como o StayFocusd, uma extensão para o Google Chrome.

Ela serve para restringir a quantidade de tempo que você gasta em certos sites e te dá muitas opções de configurações. Funciona assim: depois de um tempo navegando, a página escolhida por você é bloqueada pelo resto do dia. 

Outras opções nesse sentido são os aplicativos SelfControl e Hey Focus, ambos para Mac, que também controlam seu tempo de navegação. Para Windows, existe o Cold Turkey, que bloqueia redes sociais e jogos de acordo com a sua necessidade. 

Se o problema é o feed do Facebook, a solução pode ser o News Feed Eradicator for Facebook. Essa extensão para Google Chrome transforma todos os posts da rede social em frases motivacionais. É, no mínimo, engraçado. "É fácil largar o Facebook. Já o fiz centenas de vezes", teria dito o escritor americano Mark Twain, segundo o programa. 

Em última instância...

Não quer instalar extensões ou usar aplicativos nesta árdua tarefa? Em última instância, o jeito é mesmo deixar o celular bem longe.

Christian Barbosa sugere que você desligue o celular, feche o navegador e foque no trabalho. Depois, compare a experiência e os resultados que você alcançou sem essas interferências. 

>> Veja mais dicas de tecnologia