Topo

Waze lança sistema de caronas compartilhadas; vai ter no Brasil

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

22/03/2017 11h31

O Google anunciou o lançamento do Waze Carpool, um novo recurso do aplicativo de navegação que permite oferecer caronas compartilhadas. O Waze Carpool já está disponível em Israel e San Francisco (EUA) e deve chegar em breve ao Brasil. Também foram feitos anúncios importantes para buscas, Maps e novidades importantes em português para o Allo, entre outras, em evento sediado no Auditório do Ibirapuera (São Paulo), nesta quarta-feira (22).

A intenção do Google é criar uma alternativa real para o transporte das grandes cidades – algo que o Uber, por exemplo, já tenta fazer. A diferença é que serão corridas entre usuários, que apenas dividirão o dinheiro da gasolina.

A tecnologia é parecida com a que o aplicativo Blablacar já oferece no Brasil, mas com o potencial de muito mais usuários do Waze. 

O recurso já estava sendo testado em Israel, berço do Waze, e na Califórnia, onde fica a sede da gigante Google, que em 2013 adquiriu a startup israelense que revolucionou os serviços de navegação.

“Vamos poupar tempo e dinheiro e teremos menos carros na rua. O que é melhor é que será menos entediante do que viajar sozinho. Basta informar para onde vai que alguém pode te dar uma carona. Isto não é Uber, não é taxi. É para pessoas que usam o Waze todo dia e vão para o mesmo lugar. Imagine metade dos carros a menos na rua”, afirmou Di-Ann Eisnor, diretora global do Waze.

Segundo a chefe do Waze, São Paulo, por exemplo, é a cidade com mais usuários ativos no mundo. Brasil é o segundo país em usuários mensais, atrás apenas dos Estados Unidos. O Rio de Janeiro, por sua vez, foi a primeira cidade parceira no projeto ”cidades conectadas”, em que o Waze auxilia com dados para mudar o trânsito da cidade.

Como funciona

Quem quiser pegar uma carona, deverá baixar um app chamado Waze Rider, disponível para iOS e Android, para encontrar um motorista. Já os donos de carros usarão o app padrão do Waze para achar os caronas. 

Há algumas regras: o Waze Carpool limita os motoristas a darem duas caronas por dia. As viagens não poderão envolver várias paradas. Além disso, motoristas e caronas deverão dividir o custo do combustível para a viagem. O pagamento é definido com antecedência e o dinheiro é transferido do carona para o motorista automaticamente.

Compartilhamento de viagens no Maps

O Google Maps também trouxe ferramentas novas. A principal, apresentada por Luiz André Barroso, vice-presidente de engenharia para o Google Maps, foi o compartilhamento de viagens pelo app.

A funcionalidade nova no Maps é algo já presente de alguma forma em apps como o Waze, do próprio Google, e em produtos da Apple – o WhatsApp vem testando algo semelhante. Na do Maps, é possível compartilhar e acompanhar o trajeto do colega. Dentro do próprio app do Maps, é possível ver onde o colega está em tempo real. Foi o lançamento mundial da nova funcionalidade, que estará disponível a partir de hoje.

A empresa ainda implantará uma página /meunegocio, para as empresas. Iniciará em testes no Brasil com 50 mil empresas, onde você pode colocar dados do seu comércio - basicamente, você poderá construir o site do seu negócio por meio de uma plataforma dentro do próprio Google. Outra novidade é em parceria com a Funai: é possível ver a partir de hoje no Maps e Google Earth a localidade das comunidades indígenas.

Para o transporte público, o anúncio foi genérico: cada vez mais cidades do país terão recursos que avisam a saída do ônibus, que por enquanto só está disponível em principais cidades brasileiras, como Rio e São Paulo. Em relação ao trânsito, o Maps levará uma inovação testada no Carnaval para o resto do mundo, a fim de evitar rotas bloqueadas com antecedência.

Google Allo e Duo com mais funcionalidades em português

Ainda não tão populares no Brasil, os aplicativos Google Allo e Duo podem ganhar mais relevância a partir de hoje; app em que é possível fazer chamadas de voz e vídeo com um toque, o Duo anunciou que a partir de hoje terá a função “chamadas confiáveis”, que possibilitarão “chamadas de voz confiáveis pelo Duo, com menos consumo de dados”, segundo afirmou Amit Fulay, diretor de produto do Google Duo e Google Allo,

O Google Allo, um app inteligente de troca de mensagens que também é possível controlar por voz, ganhou funções relevantes para a língua portuguesa. A partir de agora, o aplicativo entenderá o que você está digitando e sugerirá emojis automaticamente – serão bem menos cliques na tela. No aplicativo, ainda é possível fazer buscas enquanto conversa com alguém (bom para escolha de restaurante, cinema, etc.). É tudo integrado em apenas um app.

Compartilhamentos do Google Photos

O evento serviu também para o Google falar mais um pouco do Photos, sua solução de armazenamento de fotos na nuvem. A novidade neste app ficou limitada a melhorias na função de compartilhamento de arquivos para redes sociais e outros aplicativos, com maior automatização do processo. O Fotos ainda é cada vez melhorado na organização dos arquivos.

Buscas mais simples e interativas por voz

Qual produto do Google que mais usamos? Buscas, né? Isso também não faltou na apresentação do Google. As novidades, contudo, foram requentadas de anúncios anteriores em sua maioria. A empresa mostrou o Arts & Culture, que mostra museus e outros pontos artísticos pelo mundo. O Masp passará a integrar a plataforma. 

Houve ainda novidades já conhecidas no app do Google para celulares, com atalhos que trarão vida mais fácil para os usuários com um clique, Dá para, por exemplo, procurar um café perto de você ou traduções mais simples (só digitar e ouvir como algo é pronunciado).

Outra funcionalidade apresentada foi uma conversa mais fluída com a inteligência artificial da busca. Na conversa por voz, você não precisa repetir termos anteriores. Por exemplo: após perguntar qual foi o último jogo do São Paulo, é possível continuar a conversa com “quando é o próximo jogo dele”. O Google entende automaticamente ao que você está se referindo.