Dicas de Tecnologia

Saiba como investigar se alguém está se passando por você na internet

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

  • Getty Images

Pode ser alguém só fazendo uma brincadeira de mau gosto ou um desconhecido que simplesmente achou sua foto na internet e a usou para fazer um perfil falso. Seja qual for o motivo, alguém pode estar se passando por você.

Existem algumas maneiras de investigar e, eventualmente, descobrir se alguém resolveu usar sua imagem ou seu nome sem permissão, mas a primeira coisa a fazer é dar ouvidos a amigos, familiares e colegas de trabalho. Se algum de seus contatos relatar algo estranho, fique alerta.

Para saber se alguém está usando sua foto, o Google Imagens vai ajudar bastante. Já em redes sociais, como o Facebook, preste atenção sempre que mencionarem seu nome e configure sua conta para evitar inconvenientes.

Muitos falsários não roubaram a sua senha e a sua conta; eles criam cadastros em sites que você nem frequenta, usando as suas fotos.

Confira o passo-a-passo da investigação

Reprodução
1. Entre no Google Imagens e clique no ícone de câmera fotográfica que aparece na barra de buscas. 

Reprodução
2. Na área de pesquisa por imagens, carregue sua foto.

Reprodução
3. O Google fará uma busca e apresentará os resultados com a sua foto... ou as que são muito semelhantes à imagem.

Quem busca uma imagem para usar sem permissão tem acesso mais fácil às fotos de perfis das redes sociais, por que elas têm mais visibilidade. Uma dica é começar a busca pelas suas fotos do Facebook e depois passar para as que você mais costuma usar.

Meu nome caiu na rede?

Por mais exótico que seu nome seja, lembre-se de que sempre podem existir homônimos. Se encontrar um, cheque se pessoa tenta se passar por você antes de fazer uma denúncia formal.

No Facebook, uma boa forma de saber se existe um outro perfil com seu nome é habilitar a notificação de marcação em fotos. Com ela, você é avisado e precisa autorizar a publicação antes de seu nome aparecer numa foto. 

Para fazer isso, entre na página do Facebook e selecione "Configurações" (a opção aparece quando clicamos na setinha do canto superior direito). 

Na página seguinte, entre as opções que aparecem do lado esquerdo, clique em "Notificações" e depois em "No Facebook".

Na parte "Marcações", configure para receber notificações quando for marcada por "Qualquer pessoa". 

No Google, vale criar um alerta para ser avisado quando seu nome aparece na ferramenta de busca. Para isso, acesse o Google Alerts. Basta digitar a palavra a ser monitorada (seu nome) e determinar onde (notícias, vídeos, grupos) e com que frequência a checagem deve ser feita. Para buscas mais precisas, coloca seu nome completo entre aspas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos