Topo

Clips da Apple cria vídeos animados com legendas instantâneas; o UOL testou

Clips - Divulgação - Divulgação
Novidade da Apple, Clips é app de criação e edição de vídeos animados
Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

06/04/2017 09h00

A nova atualização da Apple para seu sistema iOS trouxe uma novidade: o aplicativo Clips, disponível na AppStore a partir desta quinta-feira (6). Quando ele foi anunciado, em março, muitos correram para dizer que seria o "Snapchat da Apple", mas o UOL já testou o Clips e pode afirmar: parece, mas não é.

Há semelhanças, é verdade. A ferramenta também oferece inúmeros filtros e opções de edição divertidas, como emojis, frases e efeitos, para o usuário brincar.

Mas o Clips não é uma plataforma que permite a criação e publicação de vídeos e fotos que somem após 24 horas – característica mais marcante do Snapchat, que inclusive foi copiada por Mark Zuckerberg no Facebook, no Instagram e no WhatsApp. Está mais para editor de vídeos – ou, como a Apple diz, "vídeos animados". 

Por mais bobo e até inútil que o app possa parecer, ele segue a receita de outros aplicativos que já fazem muito sucesso e tem a seu favor uma enorme base de clientes que imediatamente terá acesso ao recurso --todos aqueles que possuem sistema iOS em um iPhone ou iPad. 

Além disso, vale dizer que o Clips é até que divertido.

Dá para fazer o básico - tirar foto, filmar e acessar a galeria a partir do próprio aplicativo - de forma bastante intuitiva. A Apple nos enviou um guia do serviço, mas optamos por, primeiramente, testar o app sem ler as instruções e não tivemos problemas para criar o vídeo que você pode conferir acima.

Legendas animadas

Mas, de longe, o mais legal é poder criar e editar vídeos animados com ferramentas que não existem em outros aplicativos do tipo, como o "live titles" (legendas ao vivo, em tradução livre).

Com ele, tudo o que você fala aparece instantaneamente no vídeo em forma de texto, como uma legenda animada. Você pode também tirar o som e deixar só as legendas. 

Mas fica o aviso: não adianta tagarelar. O aplicativo funciona muito melhor quando falamos mais pausadamente.

O lado bom é que você pode editar a legenda (arrumar ortografia, colocar pontuação etc.) depois de ter gravado o vídeo - isso não é tão intuitivo e só descobrimos graças às instruções enviadas pela empresa. Basta pausar o clipe em uma cena com legenda e clicar sobre ela para editar. 

Vire um personagem de HQ

Assim como nos outros aplicativos da categoria, o Clips conta com vários tipos de edição que tornam seu vídeo mais divertido. Alguns dos filtros já estão presentes na câmera do iPhone, mas um novo se destaca: o "quadrinhos", que aparece nas versões colorida e preto e branco.

Também dá para inserir nos vídeos e nas fotos frases ("legal", "uau", localização e horário, por exemplo) e emojis. 

Outra maneira de deixar seu vídeo “animado” é colocar imagens que ocupam toda a tela do vídeo, como o letreiro vermelho vibrante "Está acontecendo" (Apple, dica: a gente preferia "tá conteceno") ou "bom dia".

E como faz para mandar?

Você pode criar e editar vídeos na hora ou editar vídeos que estavam guardados no seu celular. Também dá para refazer toda a edição que já tinha feito antes - recortar, juntar clipes e reordená-los, colocar trilha sonora, mudar a cor da legenda, o filtro, o emoji. 

Depois que sua obra de arte ficar pronta, você pode salvar, compartilhar com os amigos pelas principais redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) ou mandar o vídeo para YouTube e Vimeo.

Vale a pena o app?

O Clips, apesar de ser divertido, adiciona muito pouco ao universo de aplicativos em geral – ele terá que fazer um esforço para não se tornar só mais um e viralizar.

Seu recurso mais legal e inovador é o Live Titles, mas só isso não basta. Até por ser restrito a usuários do iOS, pode enfrentar dificuldades para cair no gosto das pessoas.

É preciso ainda ter tempo e paciência para usar o novo app, porque não são vídeos e fotos efêmeras para postar em uma rede social. A intenção do aplicativo é investir na edição. Será que todos terão essa disposição?