Topo

Recebeu um áudio incrível no WhatsApp? Dá para salvar e ouvir depois

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Colaboração para Tilt

06/03/2021 04h00Atualizada em 10/03/2021 00h58

Salvar as mensagens de áudio do WhatsApp pode ser muito útil. Numa troca de celular (ou mesmo se precisar limpar o histórico para liberar espaço), você consegue manter aquela declaração de amor ou mensagem carinhosa dos filhos e dos amigos, por exemplo.

E fazer isso é super fácil. Primeiro, você precisa "exportar" o áudio do aplicativo. Depois, salvá-lo em seu computador, na nuvem ou no e-mail. E, por fim, baixar um aplicativo que consiga reproduzir o formato ".opus", utilizado pelas mensagens de áudio do WhatsApp.

Veja o passo a passo

1. Um caminho para "exportar" o som do WhatsApp é pressionar levemente o dedo em cima da mensagem de áudio para selecioná-la. Segure até aparecer uma pequena barra oferecendo opções do que fazer. No sistema Android, ela aparece no alto da tela, à direita. No iPhone, surge uma caixinha preta logo acima da mensagem.

Toque no ícone Compartilhar (Android) ou na palavra Encaminhar (iPhone).

Salvar áudio WhatsApp - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Na tela de compartilhamento ou encaminhamento, você pode escolher se quer enviar o áudio para um contato, para o seu e-mail, para programas que guardam arquivos na nuvem (como Google Drive, o iCloud ou o One Drive) ou pelo Bluetooth, por exemplo. No iPhone, as opções de compartilhamento aparecem quando você clica no ícone do canto inferior direito, um quadrado com uma seta apontada para cima.

3. Depois de salvar o arquivo de áudio da mensagem, é preciso ter um software capaz de executá-lo. Os tradicionais programas Windows Media Player, dos computadores, ou o Quicktime, dos Macs, não são compatíveis com o formato .opus, utilizado nas mensagens do WhatsApp.

Por sorte, há um player gratuito e leve que pode ajudá-lo na tarefa —o VLC Media Player (VLAN, 29,8 MB). Basta baixar, instalar e abrir as mensagens de áudio do WhatsApp em qualquer computador.

Pronto. Suas recordações estão a salvo e preservadas. Se você tiver qualquer problema com o WhatsApp e perder todas as conversas, ainda conseguirá ouvir os áudios recebidos.