Topo

Só GPS? Veja aplicativos que tornam a vida do motorista muito mais fácil

Não dá conta de lembrar tudo que precisa fazer no carro? Use a tecnologia a seu favor - Getty Images
Não dá conta de lembrar tudo que precisa fazer no carro? Use a tecnologia a seu favor Imagem: Getty Images

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

14/04/2017 04h00

Nem só de aplicativos com GPS vivem os motoristas de hoje. Apesar de apps como o Waze já terem provado sua utilidade, muitos outros facilitam a vida de quem tem carro ou moto. Seja para escolher o combustível com melhor custo-benefício ou acompanhar a necessidade de manutenção do veículo, a tecnologia pode ajudar desde os motoristas inexperientes até os aficionados por motores.

Etanol ou Gasolina?

Para quem tem carro flex, mas sempre fica em dúvida sobre qual combustível usar, encontrará no app Etanol ou Gasolina? um grande aliado. Ele mostra de maneira rápida e prática qual dos dois combustíveis é mais financeiramente compensador. O app é muito simples e fácil de usar. Basta inserir o preço do litro do etanol e da gasolina e depois mandar o aplicativo calcular. Pronto: agora você sabe qual o melhor custo-benefício.

Onde Parei?

Sua memória não é das melhores e você vive esquecendo onde deixou o carro estacionado? Sem problemas. O app Onde Parei? marca, com ajuda do GPS, o local onde você estacionou. O aplicativo tem um timer para controlar a permanência em zonas com sistema de estacionamento rotativo e também habilita a câmera para um registro visual do local. Por operar baseado na geolocalização, esse aplicativo não funciona bem em alguns lugares, como estacionamentos verticais ou subterrâneos.

Serviços para o carro

Você já pede comida, compra presente, encontra companhia e procura apartamento usando o smartphone. Então, por que não contratar serviços para o carro, como lavagem ou troca de lanternas? O Easy Carros disponibiliza o contato de profissionais que vão cuidar de seu automóvel. O sistema é bem parecido com os aplicativos de delivery convencionais.

Consulta de veículos

Aplicativos que checam a situação do carro por meio da placa são muito úteis para quem vai comprar um veículo ou percebeu que um deles está estacionado há muito tempo em sua rua. Apesar de existirem alguns aplicativos com essa finalidade, o Sinesp Cidadão é de uma fonte confiável --desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-- e oferece, além o sistema de busca de placas, serviços como consulta a mandados de prisão e de desaparecidos.

O melhor amigo do carro

Os que são realmente cuidados com o carro (e também organizados e perfeccionistas) precisam conhecer dois aplicativos: Carrorama e Drivvo. Eles são eficientes e possuem muitas funções interessantes mesmo nas versões gratuitas.

Por irem do básico, como o controle de gasto com combustível, aos pontos mais complicados da manutenção de um auto, como trocas de filtros e correias, ambos devem ser constantemente alimentados com informações sobre os veículos, ou certamente terão a sua utilidade limitada.

Com relatórios e gráficos, esses aplicativos ajudam a controlar gastos e avisam sobre parcelamentos e multas. Ambos também são recomendados para motoristas profissionais que precisam controlar os gastos dos veículos.

>> Veja mais dicas de tecnologia

Google Maps funciona mesmo sem internet

olhardigital