Topo

Brasileiro gosta mesmo é de vinho, fondue e neve no inverno, indica Google

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/04/2017 15h37

Apesar de o inverno no Brasil não ter aquele frio característico em todos os Estados, a estação traz para os brasileiros as mesmas lembranças: vinho, fondue e neve. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Google que teve como um dos objetivos entender como a estação é construída na nossa cabeça.

De acordo com o levantamento, que uniu o resultado de uma pesquisa online com uma análise de dados das buscas no site e no Youtube (entre 2015 e 2016), parece que o inverno típico de países com clima temperado domina o imaginário de quem vive no país tropical. 

Vinho, fondue e neve em casa

É só chegar o inverno que as buscas por vinho no Google sobem, principalmente aqueles de marcas mais acessíveis, como as chilenas. Segundo os dados da empresa, 35% dos brasileiros têm o costume de beber vinho no inverno.

Para acompanhar o vinho, fondue, claro. As buscas pelo prato suíço aumentaram 600% com o início do outono e persistiram durante o inverno entre 2015 e 2016. O interessante é que as pesquisas por restaurantes para o consumo do fondue foi bem menor do que as buscas por receitas caseiras. Ah, e a versão chocolate é a preferida dos brasileiros.

Dificilmente quem pensa em Brasil, pensa em neve --10% dos internautas afirmaram ter neve como principal lembrança de infância. Mas só no Youtube existem mais de 400 mil vídeos ensinando a fazer neve. As buscas por conteúdos semelhantes registraram crescimento no inverno.

Programa de velho? 

O levantamento do Google indica também que a casa vira o espaço mais prazeroso para os brasileiros, já que 80% dos entrevistados preferem ficar em casa em finais de semana mais frios-- o número sobe para 85% quando se fala em casais.

Os jovens de 25 a 34 anos (81%) são os que mais gostam de fazer programas de inverno em casa, como cozinhar, ver filmes, séries. Em seguida, vêm as pessoas com idade entre 35 e 44 anos (75%). Já quem tem mais de 65% é que mais mostra o desejo de sair de casa durante o inverno (40%).

Comer, comer e comer

A pesquisa indica também que 75% dos brasileiros têm a consciência de que comem mais no outono/inverno. De acordo com o estudo, 45% das pessoas aproveitam o inverno para cozinhar para familiares e amigos. A busca por receitas sobe 10% em média durante o período.

Outros temas que passam a fazer parte mais frequente das buscas do Google são chocolate e seus derivados, como achocolatado, pastas e doces. A procura é maior até mesmo do que na Páscoa.

Logo, o comportamento parece deixar claro os motivos pelo também crescimento das buscas no período por temas relacionados à perda de peso e tratamentos dermatológicos.

Pesquisas sobre como “melhorar a aparência” e “como ser menos feia” subiram 45% no último ano. E é sempre no inverno que elas registram seu ápice.

Talvez seja por isso que as buscas por temas ligados à maquiagem sobem e registram o segundo maior pico do ano. A vontade por tons mais quentes de batom, por exemplo, fez a cor vermelha subir 130% no inverno no ano passado, enquanto as buscas por batom rosa (geralmente mais usadas no verão) caíram 17%.

Dívidas

Sabia que as buscas por endividamento e empréstimos também sobem durante o mês de julho?

De acordo com o Google, o pico geralmente acontece no verão, mas acaba caindo durante o outono e volta a subir no período do inverno.

Será que é porque as pessoas aproveitam as férias do meio do ano para colocar as contas em dia? 

Veja outros destaques:

  • Das palavras mais relacionadas ao inverno para os brasileiros estão: aconchego/conforto (42%); família (16%); comida (13%); tristeza (8%); alegria (8%); festas (7%) e intensidade (7%).
  • 70% dos entrevistados consideram o clima propício para reunir a família;
  • A principal festividade do inverno é a Festa Junina: 55% das mulheres e 44% dos homens planejam comemorar;
  • 20% dos entrevistados afirma participar de algum Festival de Inverno;
  • 1/4 dos brasileiros vê a comida como o principal atrativo da estação;
  • 30% dos entrevistados não consomem bebidas alcoólicas (em nenhuma estação do ano);
  • Das pessoas que costumam beber no inverno, 13% bebem cervejas e vinhos;
  • 8% dos participantes acabam substituindo a cerveja pelo vinho.