iStock

De olho na segurança

Cuidado! Super desconto em presente de Dia das Mães é vírus

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Avira

    Reprodução do produto com o falso desconto

    Reprodução do produto com o falso desconto

O Dia das Mães está chegando e cibercriminosos já estão aproveitando a data para enganar os consumidores. O golpe mais recente consiste em mensagens de e-mail marketing disparadas com falsas promoções de presentes.

Os descontos chegam a 80% do preço real dos produtos e, quando o usuário clica no produto, um vírus é instalado para roubar dados bancários e de cartões de crédito.

Por isso, desconfie de qualquer valor muito abaixo do comum.

Segundo a Nodes Tecnologia, responsável pelo antivírus Avira no Brasil, o golpe afeta tanto computadores quanto celulares.

As falsas mensagens começaram a aparecer na segunda semana de abril e devem se intensificar até a chegada do Dia das Mães, informou Eduardo Lopes Freire, diretor da empresa.

"A orientação é que o usuário não acredite neste tipo de desconto muito alto e faça nova pesquisa nos serviços de comparação de preços conhecidos ou diretamente na loja online de sua preferência. Nunca, mas nunca mesmo, ele deve abrir ou clicar nas ofertas divulgadas por estas mensagens. O risco de contaminar o seu computador ou dispositivo móvel é muito alto", ressaltou Freire.

Divulgação/Avira

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos