WhatsApp

WhatsApp fica fora do ar por duas horas em todo o mundo nesta quarta-feira

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

O WhatsApp ficou fora do ar entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (3). Usuários de diversas partes do mundo relataram uma queda de conexão no popular mensageiro - o problema ainda persistiu por mais de duas horas até por volta das 19h30, quando o app passou a funcionar novamente. 

Em contato com o UOL Tecnologia, o aplicativo não deu detalhes da falha e disse apenas que trabalhava para corrigir o problema "o mais rápido possível". 

Ainda depois que o problema principal foi resolvido, o app seguiu com algumas falhas periféricas, como problemas de notificações (principalmente no iOS) e falhas no WhatsApp Web. 

A falha afetou a conexão dos usuários, que não conseguiram se comunicar com seus contatos tanto na rede wi-fi quanto nos dados móveis. O problema a princípio não parecia geral, mas cresceu e atingiu usuários do mundo todo. O WhatsApp tem 1,2 bilhão de usuários ativos por mês no mundo. 

Fundador do Facebook e atual dono do WhatsApp, Mark Zuckerberg pediu desculpas pela inconveniência em um comentário na sua página dentro da rede social e afirmou que trabalhavam para resolver a falha. 

Reprodução

Nas redes sociais, circulam informações de que o mensageiro ficaria fora do ar por 10 dias e que a queda até poderia ter a ver com ações por causa da "baleia azul". Isso deve ser sempre encarado como apenas boatos sem fundamento.

O problema foi registrado pelo site Down Detector, que serve para usuários denunciarem problemas de conexão com produtos. Houve um pico de avisos de falha no WhatsApp iniciado por volta das 17h.

Reprodução

Pelo mapa disponível no site, as falhas eram apontadas por usuários do mundo inteiro: Américas, Europa, África do Sul, Oriente Médio, Rússia...

No Twitter, usuários também reclamaram do problema enfrentado com o mensageiro. O termo "WhatsApp" chegou a ficar em primeiro lugar nos assuntos mais comentados da rede social no mundo inteiro, superando o decisivo debate presidencial francês desta noite. 

 

Até a Netflix resolveu brincar com o problema do aplicativo, afirmando que a taxa de atenção em suas séries aumentou nas últimas horas.

A falha de conexão do servidor do WhatsApp parece ter sido corrigida inicialmente com a volta da conexão para alguns usuários, mas por volta das 17h40 o problema voltou de forma mais ampla que antes, atingindo uma maior gama de usuários. Tudo só passou a voltar ao normal por volta das 19h30. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos