Topo

Existe uma gambiarra para tirar arranhões da tela do celular? Testamos 3

iStock
Imagem: iStock

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

05/05/2017 04h00

Parece ser a prova irrefutável da famosa lei de Murphy: todo e qualquer objeto atingirá a tela do seu celular sempre que ele estiver sem película protetora. Se você amarrar uma torrada com manteiga na parte de trás do smartphone e deixá-lo cair, pode ter certeza, a tela vai tocar o chão.

O ideal é sempre proteger a tela com películas, de vidro ou plástico, para garantir mais durabilidade ao aparelho. Mas, claro, acidentes e descuidos acontecem. Quando um arranhão surge, a tendência é que você recorra à internet para solucionar o problema.

Lá aparecerão muitas soluções, mas será que funcionam?

Tem quem recomende usar creme para vidros de carro e outros meios usados para retirar marcas de vidros e lentes de óculos. Antes de usar métodos assim, que são abrasivos, verifique o manual de instruções do seu aparelho. Normalmente, o uso desse tipo de substância não é recomendado pelo fabricante.

Para o nosso teste, selecionamos apenas as gambiarras que podem ser feitas em casa com materiais domésticos comuns. As três substâncias usadas foram: talco, bicarbonato de sódio e esmalte.

  • Antes de tentar em casa, proteja botões, alto-falantes e outras entradas e ranhuras de seu smartphone com fita adesiva.
  • Essas técnicas foram testadas em pequenos riscos.
  • Não tente fazer isso em tela trincada.

Talco

Misture duas partes de talco e uma de água. Passe a meleca resultante em seu display com cuidado, usando um pano de algodão macio. Depois de aplicá-la, retire esfregando o mesmo tecido.

Resultado: o talco não funcionou para retirar riscos. Mas o smartphone, pelo menos, ficou cheiroso.

Bicarbonato de sódio

A dica do bicarbonato de sódio é idêntica à do talco. Faça uma mistura de duas partes de bicarbonato e uma de água. Depois, passe a pasta na tela com cuidado e, então, retire. Todo o processo é realizado usando um pano de algodão macio.

Resultado: apesar de não eliminar completamente os riscos, o bicarbonato ajudou a amenizá-los. 

Outra dica é usar o bicarbonato em pó e esfregar levemente na tela.

Esmalte

Essa dica é para quem já está partindo para o tudo ou nada... e está com paciência sobrando. Aplique esmalte transparente e de boa qualidade no arranhão. Ele deve (pelo menos na teoria) preencher os riscos mais profundos.

Resultado: o esmalte pode prejudicar o touchscreen e dar um efeito de cola seca na tela. Mesmo que você tenha uma grande habilidade em usar o esmalte de unha, não indicamos a utilização do método.

Veja mais dicas de tecnologia.

Película deixa a tela do celular indestrutível

UOL Notícias