Dicas de Tecnologia

Como fazer backup de conversas e fotos do WhatsApp

Colaboração para o UOL

  • Getty Images

Vai trocar de celular ou pretende restaurá-lo à versão original de fábrica? Saiba que é possível fazer backup do seu Whatsapp e restaurá-lo no telefone novo. Aliás, é sempre bom manter o backup das conversas e mídias em dia, já que a gente nunca sabe quando o aparelho vai ser danificado, perdido ou roubado.

Você pode guardar tudo no Google Drive (Android) ou no iCloud (iPhone). 

Como fazer no Android:

Reprodução
1. Dentro do aplicativo, vá em Menu (os três pontinhos no canto superior direito) > Configurações > Conversas > Backup de conversas> Fazer Backup.

Reprodução
2. Na mesma tela, logo abaixo do botão Fazer Backup, é possível configurar a frequência de backup: nunca, somente quando você clicar no botão, diariamente, semanalmente ou mensalmente.

3. De volta a tela Backup de Conversas, toque em "Fazer Backup em" para escolher o tipo de rede que deseja utilizar para o backup. Para economizar seu plano de dados, opte por Wi-Fi apenas.

Como fazer no iPhone

Reprodução
1. Vá em Ajustes > Conversas > Backup de Conversas.

2. Em Backup de Conversas, toque em Fazer Backup Agora. Vale atentar para um detalhe: no iPhone, não há opção de escolher se o backup será feito via Wi-Fi ou rede celular. Portanto, certifique-se de que está conectado via Wi-Fi antes de fazer o backup para evitar consumir dados de seu plano 3G ou 4G (o que pode acarretar custos adicionais). Nesta tela você também pode definir a frequência de backup automático.

Para restaurar o backup, quando instalar o Whatsapp no celular novamente, basta utilizar a conta já cadastrada que todas suas conversas voltarão automaticamente.

Seu celular pode salvar sua vida: veja como configurar a ficha médica

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos