Dicas de Tecnologia

Como diferenciar um cabo original de iPhone de um pirata?

Colaboração para o UOL

Os elevados preços dos acessórios da Apple podem doer no bolso de quem tem um iPhone. Com isso, a procura por produtos falsificados é crescente. 

Segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o valor do mercado ilícito de eletrônicos já chegava em 2015 a R$ 1,47 bilhão, ou 11,94% do total movimentado pelo setor naquele ano.

A Apple alerta que os produtos piratas podem danificar seu aparelho ou durar pouco:

"Se usar um acessório Lightning falsificado ou não certificado, você poderá ter estes problemas: o dispositivo iOS pode ficar danificado; o cabo pode ser facilmente danificado; a extremidade do conector pode cair, esquentar demais ou não se encaixar corretamente no dispositivo; você talvez não consiga sincronizar ou carregar o dispositivo", diz a empresa em seu site.

Mas isso não quer dizer que você precise comprar os produtos diretamente da loja da Apple. Se você achar um cabo Lightning em outra loja, preste atenção em alguns detalhes para saber se não está pagando por um cabo falsificado: 

1. Embalagens

Os produtos originais possuem o selo MFi (Made for iPhone) na embalagem. 

2. Cabo

Um cabo da Apple tem as indicações "Designed by Apple in California" e "Assembled in China", "Assembled in Vietnam" ou "Indústria Brasileira" com um número de série de 12 dígitos no final do texto, a aproximadamente 18 cm do conector USB.

3. Conexão com o celular

A cor do encaixe dos conectores é cinza metálico, e os contatos são arredondados e lisos. Note as diferenças nas imagens.

4. Conexão com a porta USB

Aqui as diferenças são mais difíceis de notar, mas perceptíveis. As travas do USB são trapezoidais e têm espaçamento igual em relação à borda. No original, os contatos são dourados. Por fim, a superfície externa é lisa, consistente, uniforme e plana.

Bateria do iPhone rende bem mais com um único clique

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos