Topo

Eca! Baratas gostam de morar em eletrônicos e estragar aparelhos

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

De Tilt, em São Paulo

22/08/2021 09h00

Sabe este computador na sua frente, a TV ao seu lado, o videogame no quarto? Prepare-se: todos esses equipamentos podem conter baratas e outros insetos, que curtem morar e se reproduzir por ali.

Segundo o biólogo Arício Xavier, da Unicamp, o tipo mais comum em eletrônicos é o daquelas baratinhas pequenas que sempre aparecem em casas pelo Brasil. Chamada de "barata alemã", ela busca nos eletrônicos proteção, espaço quente e seco.

Ela põe uma cápsula com vários ovos dentro... 30, 40, 50. Eles ficam protegidos ali dentro. Se você leva a TV ou eletrônico para outro lugar, está levando as baratas
Arício Xavier

A presença de insetos em eletrônicos pode até causar danos no aparelho. As assistências técnicas relatam casos de produtos que chegam aos estabelecimentos com queixas que, no fim, foram provocadas por baratas que moravam dentro do equipamento.

A limpeza frequente de computadores e notebooks é muito importante para manter o equipamento funcionando perfeitamente. Ela evita problemas como superaquecimento, desgaste de peças caso haja umidade e insetos atrás dos farelos que você pode acabar deixando cair na máquina. Na verdade, até uma camada fina de poeira pode prejudicar o equipamento, então a limpeza preventiva é extremamente necessária.

"Ao longo desses anos trabalhando com tecnologia e oferecendo serviços para notebooks e computadores vi muita coisa divertida, mas também alguns casos constrangedores que eu gostaria de esquecer", contou Akin Abaz, da InfoPreta, em sua coluna em Tilt.

"Tem gente que não sabe que os equipamentos acumulam sujeira, mas sabe que não é certo comer e beber perto deles porque acidentes podem acontecer", ressalta ele. Mas existe um problema maior em relação à sujeira nos equipamentos: ela nunca vem sozinha, dependendo do quão sujo eles estão.

"Certa vez, uma cliente jurou que não tinha derrubado nada na máquina. Jurou de pés juntos mesmo, certa de que a gente não descobria a quantidade de farelos que havia ali, e junto com ela, um lindo e belo formigueiro. Aliás, insetos e bichinhos como formigas, baratas e aranhas sempre dão as caras e, às vezes, aparecem outras sujeiras que a gente não consegue nem identificar. Infelizmente, algumas outras nós conseguimos", diverte-se.

Abaz conta que já achou até pelos pubianos. "Você deve estar se perguntando como isso aconteceu. Eu também me perguntei e questionei ao cliente. Ele apenas respondeu que utilizou a webcam como espelho enquanto fazia depilação."

O coro é reforçado por outros técnicos.

"Encontramos insetos, pelos de animais, sujeira, folha, terra... Aparece de tudo nos notebooks que passam por manutenção. Já encontramos insetos vivos, baratas. É muito comum e muito repetitivo", diz Fernando Melo, da Futuro Smart.

É preciso desinfetar e fazer uma limpeza interna. "Trocamos a pasta térmica, o exaustor para de resfriar", relata ele.

"Já tivemos alguns casos de barata e formiguinhas dentro do teclado. Tem muito mosquito de luz que procura calor no teclado também", explica a assistência técnica Tectrônica.

Ricardo Marques, da assistência Reparatur, afirma que não é comum, mas acontece de baratinhas estragarem outros tipos de eletrônicos, como micro-ondas, televisão e DVD.

"A casca acaba sendo condutiva e gera curto no aparelho. O fabricante não dá garantia, porque é defeito de agente externo. Em alguns casos não dá nem para fazer a limpeza, condena o aparelho. Em outros, dá para trocar a placa e salvar", conta.

Podem causar prejuízo à saúde humana?

Para nós, humanos, não há muito o que temer. As baratas, por serem viverem em locais sujos, podem causar danos à saúde se passam por alimentos, mas, em geral, não prejudicam muito nossa saúde quando vivem dentro de eletrônicos.

Como as baratas vivem com os humanos desde nossa origem, na África, elas provavelmente nos seguirão para onde formos em busca de comida.Para o biólogo, a melhor coisa é manter esses insetos longe de casa. Boa sorte nesta empreitada.