Topo

Será que vem ao Brasil? HTC lança celular que você "espreme" para usar

HTC U11 - Reprodução - Reprodução
HTC lança celular U11 com edge sense, que você "espreme" para usar
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 09h34

Se estão faltando revoluções legais em celulares, um lançamento nesta terça (16) pode ao menos agitar o mercado de smartphones. A fabricante taiwanesa HTC apresentou o U11, um aparelho que pode ser "espremido" para ativar comandos.

Espremido? Sim, isso mesmo – entre aspas, claro. 

O modelo propõe uma nova forma de interagir com os celulares e conta com uma tecnologia chamada "edge sense", que traz sensores touch nas bordas do telefone. Por meio dela, é possível utilizar o aparelho sem sequer tocar na tela em alguns momentos. E você pode personalizar o quanto quer "espremer" para fazer algo acontecer.

O usuário pode pressionar essas bordas para conseguir interagir com o celular e disparar comandos. Em outras palavras, é possível mexer no celular “esmagando-o” – fazendo pressão nas bordas.

Não é a primeira vez que um celular tenta fazer isso. Segundo o site The Verge, um protótipo de uma companhia japonesa teve a mesma ideia há cinco anos – era possível abrir apps, fazer buscas de voz e desbloquear usando a pressão nas bordas. Mas o celular de uma marca mais famosa, como a HTC, levaria isso a outro nível.

Caso funcione bem, a tecnologia pode melhorar algo que os usuários reclamam muito: a usabilidade do aparelho. Com a necessidade de telas cada vez maiores, usar as bordas – de maneira bem feita, claro – pode ser uma solução interessante.

Celular potente

O modelo ainda é potente. Vem com uma tela de 5,5 polegadas Quad HD SuperLCD 5 (2.560 x 1.440 pixels) e com o processador Snapdragon 835, o mesmo do Galaxy S8+. Conta com o sistema operacional Android 7.1, Google Assistant integrado e bateria de 3.000mAh que suporta carregamento rápido Quick Charge 3.0

A memória interna pode ser de 64 GB ou 128 GB, 4 GB ou 6 GB de RAM, mais armazenamento via microSD de até 2 TB.

As câmeras também parecem ser bem boas, e superam Apple e Samsung. A traseira conta com 12 MP, flash duplo, HDR, autofoco mais rápido e lente f/1.7. Já a frontal aparece com 16 MP.

Segundo o site DxOMark, que faz testes super completos com as câmeras dos celulares, o novo modelo da HTC marcou 90 pontos e superou o até então líder Pixel, da Google, em qualidade de fotos, o Galaxy S8 e o iPhone 7.

Assim como tem acontecido com os celulares top de linha, o U11 vem com resistência a água e poeira (IP67).

Chegará ao Brasil?

Lá fora, o aparelho estará à venda no final de maio e custará US$ 649 (desbloqueado, nos EUA).

Agora a parte ruim: não é certo que o aparelho potente e interessante chegue ao Brasil. De fato, é até mais provável que ele fique longe daqui. A HTC começou a funcionar no Brasil em 2007, mas deixou de operar no país a partir de 2012.

O problema da companhia é com a alta carga tributária do país. Em entrevista recente ao Estadão, o vice-presidente global de conteúdo da empresa mostrou intenção de lançar o Vive, óculos de realidade virtual, por aqui, mas colocou os impostos como um obstáculo.

Para conseguir um HTC U, então, provavelmente você terá que comprar fora do país. E torcer para que não dê nenhum problema, pois a assistência pode ser estrangeira também.