Topo

Ranking do 3G: Qual o melhor plano de internet para celular do Brasil?

LDProd/ iStock
Imagem: LDProd/ iStock

Do UOL, em São Paulo

17/05/2017 04h00

O resultado de uma pesquisa divulgada recentemente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode ajudar quem pretende trocar de operadora ou plano de internet para o celular. 

O estudo, que ouviu quase 30 mil pessoas para identificar o quanto elas estavam satisfeitas com os serviços de telefonia, manteve a tendência de que as operadoras presentes em menos Estados foram as mais bem avaliadas em comparação com as que atuam em boa parte do Brasil.

A empresa Porto Seguro, que atua apenas na Grande São Paulo, Campinas, regiões do Vale do Paraíba, litoral de São Paulo e Grande Rio (RJ), foi considerada a melhor operadora de telefonia pós-paga.

A Vivo e a Nextel ficaram com a segunda colocação na média nacional.

Já em relação aos serviços pré-pago, a Sercomtel, empresa paranaense, apresentou a maior média do Brasil.

Em seguida, vieram as operadoras Algar e Vivo. A Algar atua no Distrito Federal e mais 8 Estados (GO, MS, MG, PR, RJ, RS, SC e SP).

Ranking pré-pago por operadora e a presença no Brasil:

  1. Sercomtel – Nota 7,8 – 1 Estado
  2. Algar – Nota 7,3 – 3 Estados
  3. Vivo – Nota 7,0 – 27 Estados
  4. Claro – Nota 6,8 – 27 Estados
  5. Tim – Nota 6,7 – 27 Estados
  6. Oi – Nota 6,5 – 27 Estados

Ranking pós-pago por operadora e a presença no Brasil:

  1. Porto Seguro – Nota 8,1 – 1 Estado
  2. Vivo – Nota 7,0 – 27 Estados
  3. Nextel – Nota 7,0 – 2 Estados
  4. Claro – Nota 6,9 – 25 Estados
  5. Algar – Nota 6,9 – 2 Estados
  6. Tim – Nota 6,8 – 26 Estados
  7. Oi – Nota 6,2 –25 Estados

O indicador de satisfação geral foi calculado com base na média das notas desde a contratação, resolução de problemas até a qualidade das ligações e internet. 

Para medir o nível de satisfação dos usuários em relação aos seus planos de telefone móvel, a Anatel determinou uma escala de 0= totalmente insatisfeito a 10 = totalmente satisfeito.

O site Melhor Plano, que compara pacotes oferecidos por operadoras, divulgou os rankings das operadoras por Estado. Você pode conferir aqui o resultado completo da pesquisa da Anatel.

Pré-pago

Durante a pesquisa, realizada entre agosto e novembro do ano passado, a agência constatou que os usuários estavam mais satisfeitos com os pacotes pré-pagos do que em 2015. A média brasileira subiu de 6,6 para 6,7.

O Estado que teve maior porcentagem de satisfação com os planos de telefonia foi Alagoas, com média de 7,27.

A pesquisa também apontou que as maiores reclamações envolvem a necessidade de repetir a demanda [recarga], problemas na recarga e no 3G/4G.

As melhores avaliações foram sobre opções de valores de recarga, conseguir receber ligações e um bom atendimento nas lojas.

Pós-pago

A satisfação geral dos entrevistados com seus planos de telefonia móvel pós-paga também registrou melhora de um ano para o outro, indo de 6,7 pontos para 6,8 no ano passado. Conseguir fazer ligações foi o tema mais bem avaliado pelos brasileiros, com média de 7,5.

O Estado que mais se mostrou satisfeito com os planos pós-pagos foi o Rio Grande do Sul, com nota de 7,1. Por outro lado, o mais insatisfeito foi o Ceará, com nota de 6,5.

As principais reclamações foram sobre cancelamento de serviços ou pacotes, problema na cobrança e o tempo de espera para falar com o atendente.