Dicas de Tecnologia

Não aguenta mais SMSs indesejados? Veja como acabar com o problema

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

  • Getty Images

Desde meados de 2012, uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) impede que as operadoras enviem mensagens para os celulares dos usuários sem que exista a possibilidade de cancelamento desse tipo de publicidade.

Portanto, quem não deseja receber esse tipo de SMS deve enviar a palavra "sair" para a sua operadora

Cada prestadora possui um número diferente:  Claro - 888; Oi - 55555; Tim - 4112; Vivo - 457. Em até 24 horas, o serviço será cancelado. 

Os contratos de serviço também devem apresentar uma cláusula para que o usuário assinale se quer ou não receber essas mensagens, e o descadastramento deve ser simples.

Caso nada disso resolva o problema, reclame no Procon do seu Estado.

Mas, se fosse só isso, era fácil...

Existem os outros emissores de materiais promocionais que, geralmente, ninguém pediu. Para estes casos, existe a possibilidade de você denunciar o conteúdo, enviando gratuitamente uma mensagem para 7726 (que forma a palavra "spam" no seu teclado numérico).

Ela será computada num serviço chamado SMS Pirata, mantido pelas principais operadoras do país para evitar esse tipo de publicidade não-homologada.

Para quem tem um problema pontual, ou seja, não quer receber apenas mensagens de um emissor específico, é possível apelar para aplicativos ou reconfigurar seu smartphone.

Se optar por um aplicativo, o Truecaller --disponível para Android, Windows Phone e iOS-- bloqueia SMS, além de identificar e bloquear ligações. A vantagem é que o app tem uma lista de spam preparada para bloquear diversas chamadas inconvenientes e pode substituir a sua agenda, integrando-se com Facebook, Google+ e Twitter, aproveitando os contatos de suas redes sociais.

Antes de baixar um aplicativo, porém, verifique se o app não se propõe a fazer algo que você pode fazer no próprio celular com um pouco de boa vontade. Quanto menos baixar, mais você economiza em espaço interno e bateria. 

Passo a passo

Reprodução
Ao receber um SMS indesejado, entre na mensagem e procure a opção de bloquear o número. Na maioria dos celulares Android, ela está nos três pontinhos que ficam no topo superior direito do display. No iPhone, ela aparece no ícone de informações (um círculo com a letra i) e então na flechinha ao lado do nome ou número do emissor. 

Depois, adicione o número aos emissores bloqueados.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos