Topo

Não fique parado no ponto: estes apps salvam a vida de quem anda de ônibus

Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

"Cadê o ônibus que não vem?" Se você costuma usar o transporte público, sabe do que estamos falando. O trânsito muitas vezes é o grande culpado pela demora, bem naquele dia em que você está atrasado. Mas, o que fazer?

Graças à tecnologia, uma série de aplicativos para celular surgiu para nos ajudar --nem que seja só para nos acalmar.

Eles informam dados super úteis, como a localização exata do ônibus, quanto tempo ele vai demorar para chegar, os trechos com mais trânsito e ainda opções de itinerários diferentes para chegar ao mesmo destino.

Para facilitar sua busca pelo “aplicativo ideal”, a equipe do UOL Tecnologia destaca abaixo alguns dos programas gratuitos mais populares e as principais características de cada um:

Cadê o ônibus?

A principal característica do aplicativo é mostrar informações em tempo real sobre a localização de cada ônibus da linha escolhida espalhados ao longo de seu respectivo itinerário.

Ao selecionar um veículo, o aplicativo mostra o número do ônibus e a quantos quilômetros de distância o veículo está da sua localização (que precisa estar ativa). Se você quiser, também é possível ver os horários determinados de partidas (dias úteis, sábados e domingos) a partir do ponto final. Além disso, você consegue ver todas as ruas que fazem parte do trajeto de cada linha do ônibus.

Infelizmente, ele não traz uma previsão em minutos. Mesmo assim, dá para ter uma boa ideia, já que você consegue acompanhar todo o descolamento do veículo no mapa do aplicativo.

Para quem ainda pega metrô e trem, o programa possibilita acompanhar as notificações de cada linha (ou de todas). Basta selecionar a que você deseja. O aplicativo funciona em celulares Android e iOS.

Ele está disponível em São Paulo e região (SPTrans e EMTU), Teresina (STrans), Rio de Janeiro (Capital) e Curitiba.

Aplicativo para usuário de ônibus - Cade o ônibus? - Reprodução/UOL - Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL
2 - Aplicativo para usuário de ônibus - Cade o ônibus? - Reprodução/UOL - Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL

Moovit

O aplicativo vai além das informações apenas sobre os ônibus. Você insere o endereço de origem e o de destino e ele traça opções de rotas com informações de ônibus, metrô, trem e/ou percurso a pé.

Se você quiser detalhes sobre a linha de ônibus escolhida, por exemplo, é só selecionar a opção “Detalhes e horários” e o sistema passa a mostrar em quantos minutos ele passará no ponto destacado no trajeto e ainda os horários previstos para os outros veículos da linha passarem no mesmo local.

Ao seguir o percurso oferecido pelo aplicativo, você pode pedir para que ele avise o local em que você precisa descer (seja ônibus, metrô ou trem). Legal, né?

Caso precise ir para algum destino, mas não sabe as linhas de ônibus que passam no ponto que você está, o aplicativo também ajuda com isso. Você seleciona o ponto e ele mostra todas as linhas disponíveis no local, incluindo o tempo previsto para a chegada.

O sistema ainda envia alertas sobre alterações ou problemas nas linhas ônibus, trens e metrôs. Ele é gratuito e você pode baixá-lo para os sistemas Android e iOS.

No Brasil, ele está disponível em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos e São Paulo. Ele funciona em países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Espanha.

2 - Aplicativo para usuário de ônibus - Moovit - Reprodução/UOL - Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL
1 - Aplicativo para usuário de ônibus - Moovit - Reprodução/UOL - Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL

CittaMobi

O aplicativo permite que o usuário visualize facilmente todos os pontos que estão ao redor da sua localização. Ao escolher uma parada, ele consegue ver todas as linhas de ônibus que passam pelo local e o tempo que cada veículo vai demorar até chegar.

Ele informa também se o veículo tem acessibilidade e as ruas onde ele passará a partir do ponto selecionado. É possível configurar a busca apenas por ônibus adaptado para cadeirantes.

O legal do aplicativo é que o usuário pode facilmente reportar suas reclamações como atraso do ônibus, itinerário errado, previsões erradas de chegada e se o veículo não parou no ponto. Ele funciona tanto para Android quanto para o iOS.

O programa está disponível em cidades como Campinas (SP), Colatina (ES), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG), Linhares (ES), Maceió (AL), Osasco (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SPo), Rio Branco (AC), Rio Grande (RS), São Caetano do Sul (SP), Salvador (BA), Santo André (SP), Santa Rita (PB), São Paulo (SP), Taubaté (SP) e Volta Redonda (RJ).

1 - Aplicativo para usuário de ônibus - CittaMobi - Reprodução/UOL - Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL
2 - Aplicativo para usuário de ônibus - CittaMobi - Reprodução/UOL - Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL

Não durma no ponto

O Moovit também tem essa função, mas outra alternativa para quem quer tirar aquela soneca no coletivo é o app Não durma no ponto. Ele identifica quando você chega no destino final e toca um alarme. Você pode escolher: som, vibração ou os dois -- depende do seu sono.