Dicas de Tecnologia

Chega de chateação: veja como bloquear pessoas no WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

O WhatsApp é um aplicativo adorado por quase todos os brasileiros, mas, como tudo na vida, tem seu lado ruim. E as mensagens inconvenientes que vêm de estranhos ou de conhecidos que você não gosta fazem parte deste "lado negro", junto com spam comercial e conteúdo desagradável (para alguns), como pornografia.

Mas isso pode ser facilmente resolvido. O WhatsApp te dá a opção de bloquear contatos e telefones inconvenientes de uma vez por todas.

Só tem um porém: ela não funciona se você e o contato bloqueado fazem parte de um mesmo grupo. Neste caso, você deixa de receber as mensagens privadas dessa pessoa, mas continua recebendo as mandadas no grupo. 

Como bloquear no celular Android

Para bloquear um contato salvo em seu telefone, você deve abrir o WhatsApp, tocar no botão Menu (aquele do canto superior direito da tela principal, com três pontinhos) e depois ir em Configurações > Conta > Privacidade > Contatos bloqueados. 

Reprodução

Toque no ícone de adicionar contato (um bonequinho com símbolo "+" no canto superior direito) para entrar na lista de contatos e buscar o indesejado que está te amolando. Selecione-o e pronto.

Para bloquear um contato que não esteja salvo no seu telefone, abra a conversa no WhatsApp com o tal contato e toque em "Bloquear".

Quando você recebe uma mensagem de um número desconhecido, aparece a opção "Denunciar como spam e bloquear", como na imagem que abre este tutorial. Ela faz com que esse usuário seja denunciado e bloqueado.

Reprodução
Mas e se, um dia, você quiser desbloqueá-lo? Só precisa repetir os passos e na tela de bloqueados, clicar e segurar o dedo em cima do contato bloqueado em questão. Vai aparecer uma opção "desbloquear (fulano)". Clique nela e, daí por diante, vocês poderão voltar a trocar mensagens.

Como bloquear no iPhone

Os passos são parecidos, mas com nomes e visuais diferentes. Vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Bloqueados > Adicionar Novo.

Selecione o contato que deseja bloquear.

Reprodução
 Para desbloquear, vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Bloqueados, deslize para a esquerda no nome do contato e toque em "Desbloquear".

Para bloquear um contato que não esteja salvo no iPhone, abra a conversa com o número desconhecido e toque em Bloquear. Caso a mensagem seja um spam, você também terá a opção "Denunciar Spam", e então toque em "Denunciar e Bloquear".

YVES HERMAN/REUTERS

Quais as consequências do bloqueio?

Bem, é uma via de mão dupla. O (a) bloqueado (a) não poderá mais te enviar mensagens, atualizações no WhatsApp Status nem ver aquelas suas informações "visto por último às tantas horas", "online" ou mudança de foto de perfil.

E vice-versa. Portanto, se quiser distância da pessoa, lembre-se que você não conseguirá ver nada que venha dela também, a menos que faça o desbloqueio.

O bloqueio não remove o contato de sua lista do WhatsApp -- nem você desaparece da lista de contatos da pessoa.

Para apagar um contato da sua lista do WhatsApp, você precisa apagá-lo da lista de contatos do seu telefone, indo no app Contatos, clicando na pessoa desejada e na opção "excluir". No Android, esses passos variam conforme o modelo ou customização da fabricante do celular.

Chega de áudio no WhatsApp! Transforme voz em texto, sem digitar

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos