Topo

Facebook testa recurso para evitar roubo de fotos do perfil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 12h45

O Facebook começou a testar um recuso que promete dar mais segurança aos usuários em relação ao compartilhamento desenfreado das fotos de perfil. O objetivo, segundo a empresa, é fazer com que as pessoas tenham mais controle sobre suas imagens e coibir o roubo de fotos de perfil por golpistas ou usuários mal-intencionados.

Por enquanto a novidade está sendo testada apenas na Índia, mas a ideia é que ele funcione em mais países. "Com base no que aprendemos com nossa experiência na Índia, esperamos expandir para outros países em breve", declarou em nota Aarati Soman, gerente de produto.

Na prática

O novo recurso funciona assim: o usuário adiciona uma espécie de escudo ao editar a foto de perfil que protege a imagem e impede que os usuários salvem, compartilhem e/ou enviem sua foto. Os que utilizam dispositivos Android não conseguirão nem mesmo fazer capturas de tela, explicou Soman.

Com o uso do "guardião", a imagem passa a aparecer com uma borda azul e somente seus amigos conseguirão marcar você ou eles em sua foto de perfil.

Facebook testa recurso para evitar roubo de fotos do perfil - filtro - Divulgação - Divulgação
Também é possível colocar filtro na imagem de perfil
Imagem: Divulgação

Para dar mais segurança aos usuários indianos, a empresa também disponibilizou a opção de inserir filtros nas imagens de perfil. Com isso, espera conseguir identificar mais facilmente se essas imagens estão sendo mal usadas pelos internautas.

"Com base em testes preliminares, aprendemos que quando alguém adiciona uma camada de design extra à sua imagem de perfil, outras pessoas têm pelo menos 75% menos chances de copiar essa imagem", descreveu o comunicado.

O Facebook decidiu testar a proteção depois que identificou que muitas mulheres na Índia não se sentiam confortáveis em compartilhar suas imagens por medo de terem as fotos usadas de forma indevida.

E, aí? Gostou da novidade? Por ora, a rede social não deu data para a disponibilidade do recurso no Brasil.